Coluna Hortêncio
Cândido Nascimento – 10/06/2022
PRIMEIRA BAIXA
A primeira baixa do Governo de Ester Dill Koch é a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Raquel Elisa Weber, que foi exonerada na terça-feira desta semana. O fato aconteceu logo após a realização da 19ª edição da Feira do Livro e das Artes, que teve ações nas escolas, no Parque Municipal Leonardo Theodoro Arnhold e no Ginásio Municipal de Esportes Clóvis Luiz Schaeffer, que encerrou no sábado.
INCOMPATIBILIDADE
Segundo justificativa da prefeita Ester na quarta-feira, a saída da secretária Raquel ocorreu por incompatibilidade de ideias. “Se deu por divergências de ideias e de interesse”. Ester reuniu-se com as equipes diretivas das escolas municipais para alinhar alguns assuntos e para apresentar o responsável pela Pasta, o ent]ão coordenador pedagógico Claudio Gerhardt. Ele fica até ocorrer a escolha do novo nome para assumir a secretaria”.
RAQUEL COMENTA
Raquel Elisa Weber comandou a pasta da Educação desde o início da atual Administração e falou sobre a sua saída. Ela afirma que há 20 anos atua no setor e sente orgulho de ter contribuído para a Educação de Hortêncio. Disse que o argumento é que não correspondeu às expectativas da comunidade e dos partidários. Também disse que não foi política o suficiente para o cargo, e agradeceu a todos quer contribuíram.
RECICLA
Na segunda-feira iniciou o Projeto Recicla e Valoriza nas escolas do município. Na terça foram recebidas as sobras de óleo de cozinha no Cras e na Prefeitura. Com esse material foi feita no Cras a oficina para preparo de sabão líquido, além de fabricação de repelentes naturais. Quem repassou o óleo usado recebeu uma muda de árvore nativa. Durante a semana os estudantes ainda participaram de atividades relacionadas ao preparo, manuseio de hortas e plantio de mudas.
ELETRÔNICO
Outra questão importante na Semana do Meio Ambiente está a entrega de materiais eletrônicos na quinta-feira, além de tampinhas e lacres. Outra questão refere-se à campanha do bota-fora, nesta sexta-feira, dia 10. A equipe das Obras recolhendo hoje os móveis e colchões não mais utilizados pelas famílias.
CONSCIÊNCIA
Uma importante ação de conscientização será feita no sábado, dia 11, com jovens do Projeto Mãos que Ajudam, coordenado por Fátima Correa. Isso refere-se ao plantio de árvores nativas junto às margens do Rio Cadeia.
FARMÁCIA
Começou nesta semana a ampliação do posto de saúde. É uma empresa local, a MSJ Empreendimentos, quem está executando o serviço. O custo da obra vai ficar em torno de R$ 95 mil, e o total é de 65,15m de área construída.
BRECHÓ
Com o lema “Amor que aquece seu coração”, será realizado no sábado, dia 11, das 8h às 12h, o Brechó de Roupas e Calçados Gratuitos. O evento terá pipoca, café, chá, quentinho, atrações para as crianças e atividades físicas para a comunidade em geral. Nesse dia será feita a atualização do Castro Único (CadÚnico), confecção de Carteira de Identidade e de currículos, mas ainda terá a Biblioteca à disposição de todos.