Geral
Junho Violeta trata a prevenção de golpes contra idosos em Nova Petrópolis
Plenarinho da Acinp recebeu palestras sobre o tema nesta quarta-feira
Nova Petrópolis está trabalhando neste mês a temática do Junho Violeta, um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data que foram promovidas palestras para os idosos no Plenarinho da Acinp. A temática de Nova Petrópolis neste ano é a prevenção de golpes contra idosos, em especial os crimes financeiros. As duas palestras foram realizadas na tarde do dia 15 em evento é aberto ao público.
A primeira palestra teve como tema ‘Golpes contra a pessoa idosa, como prevenir’ e foi ministrada por profissionais da Sicredi Pioneira e pelo delegado de polícia de Nova Petrópolis, Fábio Idalgo Peres. Dando sequência a atividade, o psicólogo Bruno Cadigume falou sobre “Os impactos psicológicos da violência contra o idoso”.
A coordenadora especial de Políticas para Mulheres e Idosos, Liriane Kintschner, explica que os golpes financeiros constituem um dos principais tipos de violência contra os idosos na atualidade. “Em 2021, o Junho Violeta tratou dos diversos tipos de violência contra os idosos. Neste ano, decidimos focar especialmente nesse tema dos golpes”, disse a coordenadora.
MATERIAIS DISTRIBUÍDOS – Além da palestra no dia D da campanha, materiais informativos da Prefeitura sobre o Junho Violeta foram distribuídos de forma física e virtual. Estes materiais alertam o público sobre as características dos golpes mais comuns entre os idosos e as formas de preveni-los. Outro item distribuído ao longo do mês é o Estatuto do Idoso, que instituído pela União em outubro de 2003.
Promoção do Cras
Em Nova Petrópolis quem promove a programação do Junho Violeta é o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e pelo Conselho Municipal do Idoso. O período temático foi instituído em Nova Petrópolis através de lei em maio do ano passado.