Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Raul Petry – 27/06/22

27/06/2022 - 09h59min

A mais deslumbrante que já vi

No último fim de semana rumamos para Riozinho a fim de fazer um trajeto que eu não conhecia. Nem precisa ser dito que estou muito feliz por começar a caminhar. Desta maneira você está em contato com o que a natureza tem de mais puro, que é a singeleza de cada pedaço seu com que se mantém contato. Por exemplo, você caminha 33 km e se depara com flores, árvores, córregos, rios, chuva e sol, morro acima, morro abaixo, plantações de tudo que se imagina, bois, pássaros, enfim um mundo que parece não ser nosso. Você está em perfeita harmonia com tudo que está a suia volta. Depois de velho voltei donde nunca tinha que ter saído. O contato com a natureza te leva de volta as origens, a infância, pois me criei praticamente no meio de tudo isso. Só com uma diferença. Caçávamos passarinhos, tudo que aparecia a nossa volta. Hoje não se caça mais nada e o bicharedo se multiplicou, triplicou de novo. Não jogamos nem um papelzinho de bala no chão. Num grupo de 10, quem fizer isso é capaz de apanhar.

Fizemos a rota das três cachoeiras. De carro são 15 km de Riozinho até a mais famosa, a Chuvisqueiro. No entanto, como nosso objetivo é caminhar, fizemos uma volta de 33 km, morro acima, morro abaixo, difícil, mas para nós nada é difícil. Chuva até as 10 horas, depois frio e neblina, estradas e trilhas enlameadas. Nada disso faz frente ao desejo de enfrentar o desafio de vencer o obstáculo de tantos quilômetros a pé num clima totalmente adverso. Você não sabe se está molhada do chuvisqueiro ou do suor. Mesmo no frio, você sua ao subir 600 metros nos primeiros 3 km.

Pois bem, depois de 15 km de estrada, o êxtase, que foi a chegada na Cascata do Chuvisqueiro, a mais bonita que já vi. Ela é simplesmente top. Tentei lembrar de outra igual, e só me passa pela cabeça a Cascata do Caracol em Canela, que é mais alta mas não mais bonita. Naquela hora você só curte a natureza e nem se lembra que faltam 18 km para chegar na comodidade do carro. Você pula esta lembrança e só se lembra da endorfina te dando o prazer de se estabanar no sofá e curtir o deleite da missão cumprida. Corpo cansado e mente cheia de lembranças boas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.