Geral
Vereadora Kátia pede dados sobre abandono e maus-tratos de animais em Nova Petrópolis
Posse responsável é a preocupação da vereadora que questiona as ações a respeito
Nova Petrópolis – A vereadora Kátia Zummach, do PSDB, está pedindo informações sobre as políticas públicas, vigentes e que estão sendo preparadas para o futuro, sobre a conscientização da adoção e posse responsável no município.
São oito questionamentos e a vereadora destaca que há diversos relatos de situações de abandono e maus-tratos aos animais. Ela reforça ainda que é necessário debater o tema e dar publicidade aos dados e ações que visam o bem-estar animal e a posse responsável. “Esse pedido de informações é um alerta para a comunidade sobre a responsabilidade de cada um diante da posse responsável dos animais. É o momento de discutirmos leis mais eficazes para resolver esse problema na cidade. Situações de abandono são relatadas todos os dias nas redes sociais, por isso, essa solicitação também é uma maneira de termos dados sobre o assunto para que possamos agir da melhor forma possível”, diz a vereadora.
NÚMEROS – A maioria dos questionamentos pedem dados da Prefeitura sobre o assunto. São solicitados o número de denúncias de abandonos e maus tratos nos últimos cinco anos, com demonstrativos periódicos que sejam anuais, mensais ou semestrais. Ainda, se há alguma localidade com maior incidência. A vereadora pergunta ainda sobre dados de maus tratos a animais silvestres e exóticos, caso tenha, e se há registro do número de adoções nos mesmos períodos e a atual situação, tanto se há tutela do município e o custo para mantê-los.
Dados atuais sobre a população de animais domésticos e de animais de rua ou comunitários. A vereadora pergunta se esses dados existem e, se não tem, se será feito um levantamento. Ainda referente a dados, Kátia questiona quantas castrações foram feitas nos últimos cinco anos por meio do programa de castrações da Prefeitura.
Medidas
Kátia reforça o pedido questionando quais as medidas que estão em vigor e quais serão implementadas visando ações de conscientização para a posse responsável. Ela quer saber também se há previsão de implementar o cadastramento anual feito pelos proprietários de animais domésticos e também a “chipagem obrigatória” como forma de monitoramento da população animal, controle do abandono e como forma de promover a posse responsável no município.