Conecte-se conosco

Geral

Após dois anos, Nove Colônias volta a celebrar o Dia do Colono em Nova Petrópolis

25/07/2022 - 16h10min

Da igreja até a sociedade ocorre, tradicionalmente, uma procissão liderada por bandinha típica (Créditos: Gian Wagner)

Festa ocorre tradicionalmente na Sociedade Alegria, sempre em 25 de julho

Por: Gian Wagner[email protected]

Nova Petrópolis – Após dois anos sem ser realizada por causa da pandemia, a tradicional festa de Nova Colônias reuniu centenas de visitantes de toda região. A grande comemoração ao Dia do Colono e do Motorista ocorreu na Sociedade Alegria de Nove Colônias no dia 25 de julho, a segunda-feira do feriado municipal estabelecido há mais de 50 anos em homenagem aos colonizadores da Colônia de Nova Petrópolis, nascida ainda no século 19.

O prefeito Jorge Darlei Wolf esteve pela manhã em São Leopoldo, em evento que marcou a passagem dos 198 anos da imigração alemã no Brasil. Mas antes mesmo do meio-dia já estava em Nove Colônias para participar da tradicional festa. “É uma data histórica muito importante. É uma festa tão tradicional e por dois anos o povo não pôde participar”, lamenta o prefeito. “Nós valorizamos muito o Dia do Colono e Motorista, mas principalmente o colono que pra ele não tem dia, faça sol ou faça chuva, quando o trabalho chama é preciso trabalhar e ele que é o grande responsável por colocar o alimento na mesa de tantas pessoas”, concluiu o prefeito que também parabenizou os motoristas pelo seu dia.

Salão lotado atendendo as centenas de pessoas que escolheram Nove Colônias para comemorar a data (Créditos: Gian Wagner)

UMA DATA ESPECIAL – Há 198 anos chegavam os primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul. Após desembarcar em Porto Alegre, eles foram encaminhados para a Real Feitoria Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo, aonde chegaram antes mesmo do dia 25. O escritor e historiador Rodrigo Trespach explica, em sua obra, que a chegada dos colonos em 1824 foi provavelmente um ou dois dias antes do que seria instituído cem anos depois pelo Estado.

Já em Nova Petrópolis a lei que institui o feriado do Dia do Colono é de 1979, com mais de 40 anos. Quem sancionou a lei foi o então prefeito Ewaldo Michaelsen.

 

Boas notícias

Quem foi o porta-voz das boas notícias para a comunidade foi o secretário Jorge Lüdke, da Agricultura, que após a celebração religiosa, mas ainda na Igreja de Nove Colônias, aproveitou para falar das novidades. “Vai ser puxado [energia] trifásica para esse poço e vamos privilegiar todo o pessoal daqui”, disse ao falar sobre o abastecimento de água. “Também vai sair o asfalto até o Salão Schmitt (no Pinhal Alto)”, contou o secretário Alemão.

 

E o motorista?

25 de julho também é Dia do Motorista. A data é da igreja Católica que celebra em 25 de julho o dia de São Cristóvão que, por sua vez, é o padroeiro dos motoristas e viajantes. Muitas pessoas têm os dois motivos para comemorar a data, já que se dividem entre os trabalhos de ‘colono’ na agricultura e também com o de motorista, fazendo o transporte dos produtos para o comércio.

Pequena estrada rural virou um grande estacionamento (Créditos: Gian Wagner)

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.