Notícias
Usina Lixo Limpo é apresentada aos vereadores na Câmara de Nova Petrópolis
Projeto busca mais qualidade de vida e sustentabilidade nos municípios
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O projeto Lixo Limpo foi pauta na Câmara de Vereadores. Os parlamentares do município participaram de uma conversa com João Fernando Zanenga, que trabalha com a ação. Zanenga falou sobre a importância de implantar a Usina Lixo Limpo na região como uma alternativa sustentável. Essa usina tem o objetivo de reciclar o lixo e dar fim ao que não é reutilizável. Além disso, a proposta é não produzir nenhum vetor de contaminação ambiental e garantir dignidade as pessoas que trabalham com o lixo.
A usina tem um método de funcionamento que foi apresentado em vídeo. Na chegada à usina, o caminhão de lixo é descarregado em uma moega receptora. Nessa moega, existe uma esteira que possui um sistema para rasgar os sacos plásticos, facilitando o processo até ser encaminhado para a esteira de seleção, em que 24 selecionadores separam tudo o que pode ser reciclado. Por conta dessa estrutura organizada, o material reciclado é quatro vezes maior do que a seleção existente no país. O sistema consegue separar 50% de inorgânicos reciclável e, aproximadamente, 50% de orgânico. Depois dessa seleção, o material ainda passa por uma esteira eletromagnética para tirar todo o metal, inclusive pilhas e baterias.
IMPORTÂNCIA DA USINA LIXO LIMPO
Zanenga explica que o grande destaque da Lixo Limpo fica por conta da limpeza, pois há uma ausência quase total dos odores e uma estrutura que garante a segurança e qualidade de vida aos funcionários. “A usina devolve a dignidade para os catadores que trabalham em condições sub-humanas nos aterros ou lixões. Na usina, como selecionadores, os funcionários trabalham totalmente uniformizados, com macacões, luvas e máscaras, para que não exista nenhuma contaminação”, afirma. Por enquanto a proposta é implantar uma Usina Lixo Limpo em São Francisco de Paula. “Hoje as Prefeituras da região pagam um frete muito caro para levar o lixo para outra cidade pois são longas distâncias, além de transferir o problema desse lixo para outro local. Por isso, o custo-benefício para esse serviço é questionável, pois é um valor alto e o lixo ainda fica a céu aberto, poluindo o meio ambiente”, diz Zanenga.