Geral
Quase 300 mulheres comemoram seu dia em evento especial
Elas participaram de palestra, dinâmica, almoço e dançaram no baile
Nova Petrópolis – Com alguns dias de antecedência, Nova Petrópolis comemorou o Dia Internacional da Mulher no último sábado, dia 4 de março, em um belíssimo evento promovido pela Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na Sociedade Concórdia de Linha Imperial. Definido como excelente pelas 280 mulheres que participaram no sábado, o evento contou com inúmeras atividades. Ele começou às 9h30, quando a mulherada chegou trazida, muitas, pelas linhas de ônibus disponibilizadas especialmente para o evento.
A Capitã Bibiana Beck Menezes, do 27° Batalhão da Brigada Militar de São Leopoldo, abriu as atividades ao palestrar sobre a violência intrafamiliar, falando sobre suas formas e consequências. Ainda pela manhã aconteceu uma dinâmica para integrar as participantes. “A dinâmica foi realizada de forma voluntária pela professora de danças Carolina Pignol”, conta Liriane Kintschner, da organização. Após o almoço o coral Tom de Mulher fez sua apresentação e o Musical Monte Claro deu início ao baile que seguiu até às 17h.
Dia da Mulher
A data tem sementes plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres. A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Porém, o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado ao mundo em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.