Estado - País - Mundo
Dia da Mulher: prefeita Carla fala sobre a importância do papel feminino em prol do bem-estar coletivo
Morro Reuter – O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março, marca a simbologia de luta das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. A data também mostra o valor da força da mulher para conquistar seu espaço e aonde ela desejar.
A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, que está em seu segundo mandato, faz uma reflexão sobre a importância de exercer o cargo servindo de inspiração a outras mulheres.
“As mulheres estão ocupando cada vez mais cargos de liderança e acho isso muito positivo. Em duas décadas, dobrou o número de mulheres à frente de governos municipais, segundo o IBGE. Mas o que eu acredito é que a competência para exercer a gestão pública ou privada não está atrelada ao sexo. Um homem ou uma mulher podem exercer bem esse papel desde que tenha um bom projeto de governo e vontade política de executá-lo visando o melhor para a população”, disse a prefeita.
Carla também ressalta a luta das mulheres para terem suas posições comparadas às dos homens. “É fato que muitas conquistas, tanto para homens como para mulheres, são advindas de lutas. Acredito que as mulheres conquistaram mais direitos ao longo dos anos e estão mais presentes de forma atuante na sociedade. Historicamente, essa conquista é relativamente recente, mas avançamos muito. Gosto da ideia da união, do trabalho em conjunto, da conjugação da força; nunca, do embate. Essa deveria ser a luta maior da humanidade: respeito.”
A partir da experiência do segundo mandato de prefeita, Carla Chamorro entende que o maior desafio na política é atender aos anseios da população, independente de ser homem ou mulher.
“ Hoje, para as mulheres os caminhos estão abertos, o convite é feito, o espaço é dado. Aos eleitores cabe a liberdade de votar. Sou a favor de que os eleitores votem no projeto do candidato, em suas propostas para a gestão. Boas propostas não dependem do sexo do candidato. Penso que a luta na política deva tomar esse caminho: homens e mulheres se candidatando com projetos que atendam aos anseios do povo. É pelo povo que assumimos posições na política.
Todavia, visualizo a necessidade de, em casa e na escola, haver mais ações de incentivo para que pessoas assumam espaços de liderança, em prol do bem-estar coletivo.
Todavia, visualizo a necessidade de, em casa e na escola, haver mais ações de incentivo para que pessoas assumam espaços de liderança, em prol do bem-estar coletivo.