Estado - País - Mundo
Muita música, cultura, tradição e culinária: a 24ª Kartoffelfest de Herval começa nesta quinta-feira (11)
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Falta apenas um dia. A 24ª Kartoffelfest – tradicional Festa da Batata de Santa Maria do Herval – começa amanhã, dia 11.
A festividade, que celebra os 35 anos de emancipação política, segue por oito dias [ao longo de dois finais de semana]. São dezenas de atrações musicais, culturais, culinária típica e muito mais.
Neste ano a festa contará com inúmeras novidades. A estrutura está ainda mais ampla – garantindo o conforto dos visitantes. Terá também atrações à nível internacional com a Herr Marie Band – vindo diretamente da Alemanha; além de Augusto e Rafael – a dupla sertaneja que é a sensação do momento com a música ‘Dona Chica’.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
Para todas as idades
Miguelina Kaefer, presidente da Associação Cultural Teewald [que realiza a festa com apoio da Prefeitura], convida toda a região para vir prestigiar o evento. “A festa inicia no dia 11 e vai até 21 de maio. São 8 dias de muita música, dança e diversão. A 24ª Festa da Batata foi toda pensada e organizada para receber e atender o público de todas as idades.”
Migue enfatiza que, além do tradicional bolinho de batata, bandas típicas e shows de bandas, terá também dois sábados com atividades culturais. “No dia 13 com o Encontro de Invernadas e no dia 20 o Encontro de Grupos de Dança Alemã Infanto Juvenil. Venham se divertir com seus amigos e familiares.”
Importância histórica e cultural
A prefeita Mara Stoffel (PDT) destaca a importância da festividade para a identidade cultural e histórica de Santa Maria do Herval. “Estamos celebrando os 35 anos de emancipação política. Um marco muito importante para o Teewald. E, todos anos, a festa tem por objetivo lembrar de onde viemos para manter as nossas raízes e, também, de maneira a comemorar as conquistas que só são possíveis graças a união de toda a comunidade.”
Mara deixa o seu convite para toda a região e Estado. “Venham nos visitar. Tudo foi pensado e planejado com muito carinho para receber você e toda sua família.”
Um legado para o futuro
Para que estes oito dias possam ser possíveis [e inesquecíveis], há pessoas se dedicando integralmente há meses. O secretário de Turismo Marcos Cesar Stoffel e sua equipe organizaram cada detalhe, desde a programação, divulgação, estrutura e muito mais. E os próximos dias serão, igualmente, de muito trabalho.
“A Kartoffelfest tem uma grande importância para Santa Maria do Herval. É a maior festividade do Município, que valoriza quem é daqui e, também, divulga quem nós somos para todo o Estado e até mesmo fora dele”, destaca Max, enfatizando que através da Festa o turismo é fomentado, consequentemente, impulsionando a economia local e deixando um legado para as próximas gerações.
Para o secretário não foram poupados esforços. Agradeceu, novamente, a todos os patrocinadores e apoiadores que estão fazendo deste um grande evento comunitário, feito pela comunidade e para a comunidade.
“Convidamos a todos para virem nos prestigiar. São duas semanas com muitas atrações e, também, novidades.”
Ingressos
A festa não terá cobranças de ingresso nos dias 11, 12 e 19. Nos dias 13, 14, 20 e 21 custará R$ 15.
Até 12 anos e acima de 60 não paga – mediante apresentação de documentos.
Caneco solidário
Nesta edição terá a venda do caneco solidário. O custo será de R$ 6 e, todo o lucro, será revertido para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Eles serão vendidos pela própria Liga, na Festa.
Diversidade
O evento contará, ainda, com:
– Espaço Kids – com brinquedos infláveis da JK brinquedos;
– Casa do Turista;
– Visitas ao Museu das 10h às 12h e das 13h às 15h;
– Chopp Artesanal Wig’s;
– Atrações culturais;
– Restaurantes com culinária típica;
– Bandas típicas;
– Feira de indústria, comércio, exposições de máquinas e equipamentos;
– Produtos da agricultura familiar.