Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Cultivando a agricultura de Três Passos à Dois Irmãos

14/06/2023 - 06h55min

Agricultor sempre trabalhou na roça e hoje planta suas verduras para vender no final de semana

Dois Irmãos

Bruno Wingert

O gosto pela agricultura muitas das vezes vem de casa, de uma raiz familiar. No caso do agricultor Mario Loehder, de 71 anos, não é diferente. Natural de Três Passos, ele segue cultivando a tradição da roça que seus pais lhe ensinaram.

Desde de cedo Mario trabalhou na roça com seus pais. Em sua propriedade localizada na Rua Sapiranga ele mostra como é ter uma vida no campo. O agricultor destaca o quanto é trabalhoso lidar na vida no campo, mas ao mesmo tempo gratificante de seguir uma tradição familiar.

Mario e Venilda na plantação de verduras em Dois Irmãos

Tres Passos

Casado a 60 anos com sua esposa Venilda, o casal enfrentou vários desafios durante a vida mas nunca desistiram. “Passamos muita dificuldades, conseguimos superar tudo com muito trabalho e superação”.

Em Três passos eles plantavam soja e também vendiam leite. “Eramos muito bem-sucedidos, ganhávamos cerca de dois salários somente com o leite, era um lucro muito bom que tínhamos”, destaca Mario.

Com os filhos já grandes e morando na cidade, o casal decidiu se mudar. Na primeira vez eles se mudaram para Picada Café. “Eu trabalhava com doméstico cuidando de uma senhora, e minha esposa, tinha um emprego em uma fábrica de calcados”. Com o falecimento da senhora, ficou insustentável ficar morando aqui e resolveram voltar para Três passos. Mas com o decorrer do tempo surgiu um convite para voltar e morar em Dois Irmãos perto dos filhos, inicialmente eles cuidavam da chácara de um conhecido e depois foram construindo suas próprias coisas.

Criação de porco de Mario

Vida no Campo

Com criação de galinha, porco, vacas e gado todo dia precisa fazer pasto para os bichos. Além de tratar para que eles possam se alimentar. Para viver trabalhando na roça, deve ser ter muita dedicação e empenho, para principalmente superar os dias de calor e frio. “Acordo cedo porque sempre se tem alguma coisa para fazer na roça, como tirar o leite, não tem como ficar parado”, ressalta Mario.

O agricultor sempre manteve suas raízes na roça. “Trabalhar na agricultura não é uma tarefa fácil, pois na rotina de domingo a domingo é preciso lidar com várias situações que precisam ser superadas, ensinei isso a meus filhos que desde criança sempre ajudaram na roça”.

VERDURAS

Mario investe principalmente na plantação de verduras e frutas, onde ele vende nos finais de semana. “Planto alface, couve, salsa, repolho, todo tipo de verduras e frutas temos aqui”. Todo o sábado o agricultor carrega suas verduras fresquinhas na sua charrete, e vai fazer as entregas somente no Bairro Navegantes, onde tem seus clientes fixos que o esperam ansiosos pelos produtos de qualidade.

Charrete

Sua fiel escudeira na entrega das verduras é sua charrete, que junto do seu cavalo sempre está carregada de verduras e frutas frescas para atender os clientes da melhor maneira possível.

Charrete transporta as verduras para serem vendidas

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.