Estado - País - Mundo
Empresas podem auxiliar a segurança pública da região
Por Geison Machado Concencia
O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg/RS) permite às empresas destinar 5% de seu ICMS para a segurança pública de seu município. Parceria existe desde 2019, por meio de um projeto de lei e vem ganhando, cada vez mais, adesão da comunidade. A ideia pioneira no país, tem o objetivo de melhorar o aparato da segura, com a efetiva participação da sociedade.
Com a arrecadação, o governo do Estado pode aplicar na compra de bens para as forças de segurança e resgate: armamentos, centrais de videomonitoramento, bloqueadores de celular, coletes balísticos, equipamentos de rastreamento, informática, veículo e muitos outros.
Os interessados podem participar por meio de quatro maneiras. A primeira delas, pode ser depositando o valor diretamente no Fundo Comunitário Pró-Segurança. A outra, aderir a um projeto previamente aprovado pelo Conselho Técnico e homologado pela Secretaria de Segurança para, posteriormente, fazer o depósito. A terceira, propor a compra de algum bem para segurança pública e, caso aprovado, entregá-lo de forma direta. A quarta maneira de contribuir, pode ser por meio de uma associação de empresas.
Os valores serão aplicados para os seguintes órgãos: Secretária de Segurança Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, IGP, Corpo de Bombeiros Militar, Susepe, Famurs e Feconsepro.
Quem já foi beneficiado
Atualmente, a Brigada Militar de Ivoti conta com uma viatura Toyota Corolla, adquirida por intermédio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública. O veículo foi recebido através de doações de sete empresas ivotienses: FortBrain, Bradasul, ATC Couros, Alimentos Ivoti, Vidrofix, Frölich e BRF. O investimento total para aquisição da viatura foi de R$ 189 mil. Anteriormente, o município já havia recebido uma Renault Duster através do PISEG.
Corpo de Bombeiros Militar de Estância Velha
A corporação precisa de uma picape com kit guarani para atenção as suas ocorrências. Os interessados podem fazer uso do programa para auxiliar os Bombeiros de Estância Velha.