Conecte-se conosco

Polícia

Megaoperação contra facção que lavava dinheiro em revendas tem ramificação em Estância Velha

15/08/2023 - 11h22min

Atualizada em 15/08/2023 - 12h07min

Região – Uma megaoperação é deflagrada nesta terça-feira pela Polícia Civil em Novo Hamburgo, com ramificações em diversos municípios da região metropolitana, incluindo Estância Velha. A ação, denominada de Operação Car Wash, visa desmantelar uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas, que teria utilizado milhões de reais provenientes de atividades ilícitas para financiar a lavagem de dinheiro através de uma rede de revendas de veículos.

São executadas 64 ordens judiciais, entre elas três mandados de prisão, incluindo o líder do esquema e seu principal operador financeiro. Embora os nomes não tenham sido divulgados oficialmente, sabe-se que uma das detidas é a esposa de um chefe de facção, cujo marido já se encontra sob custódia na penitenciária de Charqueadas.

De acordo com o delegado Eduardo Amaral, responsável pela investigação, os investigados utilizavam contas bancárias de laranjas e familiares para efetuar depósitos e movimentações financeiras, além de investirem na compra de veículos que eram posteriormente revendidos. A frota inclui mais de 180 carros, muitos dos quais adquiridos para uso pessoal dos criminosos, incluindo modelos de luxo como BMW e Porsche.

Dentre os bens adquiridos por meio desse esquema ilícito, destacam-se imóveis situados em Novo Hamburgo, Estância Velha e Viamão. O patrimônio imobiliário inclui propriedades cujos valores ultrapassam R$ 800 mil e ainda residências em construção.

Ao menos quatro pessoas foram detidas, enquanto a operação também resultou na apreensão de oito veículos, uma moto aquática e cerca de R$ 70 mil em espécie.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.