Região
Igreja Evangélica Luterana do Brasil comemora 120 anos em Dois Irmãos
Culto Festivo acontecerá domingo (8), às 9h, na área coberta da Praça do Imigrante e terá a presença do Rev. Geraldo W. Schüler, pastor presidente da IELB e Coral da Comunidade de Pelotas
Por Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – A história da comunidade luterana de Dois irmãos, em alguns momentos, pode até ser confundida com a própria história da IELB, fundada em 1904 em São Pedro do Sul-RS. Um ano antes, famílias descendentes dos primeiros imigrantes alemães já haviam se reunido pela fé baseada na Reforma Luterana iniciada por Martinho Lutero na Alemanha, no século XVI, constituindo a Comunidade Evangélica Luterana São Miguel.
Propósito
“Nós estamos aqui por um propósito”, afirma Oscar Zimmerman, pastor da Comunidade desde 1985. E um dos fundamentos para este propósito pode ser encontrado na história do primeiro pastor americano que aqui chegou em 1907, Louis C. Rehfeldt.
Ao aportar em Porto Alegre, Louis foi recebido em Novo Hamburgo depois de uma viagem de trem. O caminho até Dois Irmãos foi percorrido à noite, de carroça com tração animal, durante uma tempestade que certamente contribuiu para que sua primeira impressão da região não fosse a melhor. Além disso, a vida simples e rústica que encontrou aqui, em contraste com as desenvolvidas cidades americanas da época, inspirou o desabafo que fez em uma carta direcionada para sua irmã: “Quero voltar para a terra de Deus”, ele escreveu. Em resposta, a irmã ofereceu um conselho: “Faça do lugar onde você está a casa de Deus.”
O relato descrito em alemão em um livro lido pelo pastor Oscar guarda a determinação que mantém a Comunidade Luterana atuante no município durante estes 120 anos. O pastor Eduardo Hoffmann, descreve também o propósito evangélico fundamental da Igreja Luterana: “Pregar um Cristo que se faz presente no sofrimento e na sua morte nos dando acesso à vida eterna.”
Presidente destaca a vida na Comunidade Luterana
No ano que marca os 120 anos da comunidade, Leandro Blauth é o presidente mais uma vez: “Também fui presidente no Centenário, em 2003”, ele recorda.
Leandro destaca o trabalho dos pastores Oscar Zimmermann e Eduardo Kuck Hoffmann, além dos departamentos da comunidade luterana: Escola bíblica (catequese), Jovens, Servas (mulheres), Leigos (homens) e Melhor Idade.
“O pastor Oscar veio há 37 anos para Dois Irmãos. Ele veio em agosto e eu comecei a namorar em novembro daquele ano”, conta Leandro, lembrando que ele e sua esposa Salete se conheceram em um evento religioso da comunidade, em Novo Hamburgo.