Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
MAHINDRA
Enfim, depois de três anos de especulação, a Mahindra anunciará na terça que vai embora de Dois Irmãos. Desde a metade do ano passado a Mahindra já tinha tomado a decisão, mas não anunciava “oficialmente”. Em julho teve encontro na Fiergs e já havia sido anunciado que “seria perto de Dois Irmãos”. Ou seja…
Mas, como a Mahindra daqui não falava por ordem dos indianos, a Prefeitura respeitou o pedido e também não falou nada. Calhou que ficar a informação para o início do ano eleitoral.
ELEIÇÃO
O governo já explicou que fez o que podia e o que não podia para manter a empresa indiana aqui, mas obviamente, esta será uma das bandeiras da oposição no ano eleitoral, que é também o ano dos salvadores da pátria. Aposto que vai ter até candidato a vereador dizendo que “teria salvo a Mahindra ou prometendo trazer a Tramontina”! Ou seja, candidato a vereador que já mostra que nem sabe qual é a função do cargo ao qual concorre. Ou seja, tudo absolutamente normal no cenário…
BAIDECK
E se ninguém falava, como a gente sabe disso? Ocorre que alguns vizinhos queriam fazer um Fala Comunidade no Diário reclamando dos tratores estacionados na rua, ocupando vagas dia e noite. Algo assim: se proíbe revendas de usarem os estacionamentos de rua para exporem seus carros, mas a Mahindra usa a rua para estocar sua produção. A reclamação era essa!
Então, antes que a reportagem entrasse em campo, a ‘notícia’ surgiu ali na vizinhança e na antiga fruteira do saudoso Baideck (nos fundos da Mahindra) que nem precisava colocar no jornal porque ela iria embora para a RS 239 (Araricá ou Sapiranga). Então, se você for procurar uma Começo do passado vai encontrar uma notícia de que uma “grande empresa de Dois Irmãos vai embora e tal e tal”… Se não me engano, ainda fizemos uma piada que era “informação extra-oficial de fofoca da boa vizinhança”…
INDUSTRIAL
Não é de hoje que se comenta na Câmara e nesta coluna que a nossa cidade não tem grandes opções para grandes indústrias. A área da GG10 foi um achado! A Herval teve que expandir para o outro lado do rio. E a Mahindra, foram dois ou três anos procurando áreas. Lembro que uma vez comentei que a gente sempre falava em ano eleitoral em atrair grandes empresas – e uma vez falaram até da Tramontina, lembram? – aí a gente perguntou aqui: mas tem dois pavilhões a disposição se alguma grande empresa querer vir? Aí um político da época respondeu: “tem a Maide”. Sim, por isso perguntamos se tinha “dois” pavilhões”, pois afora este, o que temos? Enfim, cada cidade tem sua vocação e característica diferente, então, óbvio Dois Irmãos tem a sua…
RÁPIDAS
– A saída da Mahindra é uma perda, sim. Qualquer vaga de emprego que venha a se perder é uma perda. É uma perda, sim, mas a Mahindra atual não era uma das grandes empresas da cidade, mas a Mahindra que estão anunciando, sim, esta sim será grande.
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia do Sêneca: “Devemos tentar por todos os meios ser o mais grato possível, pois a gratidão é uma coisa boa para nós mesmos”. Abençoada segunda!