Conecte-se conosco

Geral

Diário Rural: Sabores do Rancho abre as portas para o Turismo Rural em Estância Velha

17/02/2024 - 10h52min

Atualizada em 17/02/2024 - 11h03min

Produtora rural tem um amor e cuidado especial com as vacas Crédito: Cândido Nascimento
Almoço Campeiro, Café no Rancho e produtos diferenciados com sabor da colônia

Cândido Nascimento

Estância Velha – O nome da propriedade é Rancho Rimar, que une os nomes de Ricardo e Marlene Blauth, e a agroindústria é a Sabores do Rancho, administrada por Eduardo Blauth e a esposa Rafaela Jacobs, empresa familiar. Eles contam com o auxílio dos filhos Rodrigo, 15, e Eduarda, 19. O empreendimento é situado na rua 13 de maio, bairro Rincão da Saudade,(4.900), também conhecido por Morro Agudo, que dá acesso a Picada das Mulas. O projeto mais novo é partir para o Turismo Rural.
A Sabores do Rancho começou como um hobby, com três vaquinhas de leite e a produção de leite, que ia para a Cooperativa Piá. Com o tempo a propriedade chegou a ter 50 vacas e, atualmente, conta com 40 animais, sem contar as ovelhas, galinhas de angola. Atualmente são produzidos queijos diferenciados, iogurtes, sorvetes de sabores variados e picolés. A agroindústria surgiu em 2009.
Eduardo é veterinário e Rafaela enfermeira. Eles casaram no ano 2000, e nesse mesmo ano foram morar no Rancho Rimar. “A gente começou com apenas três vacas da raça jérsei, que são maravilhosas e produtivas, explica Rafaela, com amor total pelo que ela e a família fazem no meio rural, cuja paixão virou um negócio que vem se ampliando a cada ano. Com o tempo cresceu e conquistou o seu espaço e também o Selo Sabor Gaúcho, participando de eventos exclusivos, e outros como a Expointer e a Rural Fest, entre outras mais feiras.

SABORES VARIADOS

Um detalhe importante é que a Sabores do Rancho fornece iogurte para a merenda escolar no Município, atendendo 32 escolas. As embalagens são de um litro. Para tanto, houve um, apoio da Emater.
Os queijos são tipo colonial e colonial leite cru, minas e coalho. O leite cru, por exemplo, só pode ser produzido com matéria prima produzida na propriedade, originada de rebanho livre de brucelose e de tuberculose, cujos testes são realizados anualmente. Esse queijo de leite cru tem sido um grande sucesso de vendas na Expointer.
A linha de sorvetes conta com os seguintes sabores: chocolate 50% cacau, creme, creme cheese com calda de frutas vermelhas, capuccino, doce de leite, flocos e um especial com a polpa de butiá, que não leva leite, e é muito sabor diferenciado.

PROGRAMA DE TURISMO RURAL

O Ingresso no programa voltado ao Turismo Rural surgiu no ano passado, com fomento da Prefeitura de Estância Velha e apoio da Emater, e parceria com o Senar, no que se refere a cursos voltados para esse segmento. Na segunda-feira, 19, terá uma reunião na Prefeitura para tratar sobre esse assunto. A ideia é fazer uma sensibilização aos produtores, com início às 14 horas.
Atualmente é servido almoço campeiro na propriedade, uma vez ao mês, aos domingos, sob agendamento. No cardápio tem carne de panela, língua ao molho, massa, polenta, arroz de charque, maionese, saladas. Com acompanhamento de sagu, gelatina, arroz doce e outras sobremesas.
Uma ideia nova refere-se ao Café do Rancho, que terá café com leite, pão de queijo, tábua de queijos, linguiça, cuca, cueca virada, leite fresco e outras delícias,
“Sempre foi um sonho, quer agora conseguimos transformar em realidade, e mesmo sendo da área da Saúde, eu amo o que faço hoje, esse trabalho no campo, tratando as vacas, mas temos que pensar também em renda e sustentabilidade. Os clientes que vêm aqui no rancho sempre retornam e trazem amigos para nos conhecer”, destaca Rafaela. O telefone para contato é o (51) 9969-61066.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.