Conecte-se conosco

Notícias

“A gente age com uma força maior”, diz um dos homens que salvou idoso da correnteza em Santa Maria do Herval

21/06/2024 - 12h24min

Carro no qual o idoso estava foi arrastado por vários metros

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Um homem de 62 anos caiu no Rio Cadeia no final da tarde de quarta-feira (19), por volta das 17h30, na localidade de Padre Eterno Baixo. O acidente de carro aconteceu na ‘Travessa Klaus’, paralela à Rua Beno Closs, onde a água estava transbordando.

O veículo em que estava, um Sandero branco, foi arrastado por mais de 50 metros e ficou preso entre as pedras. Ele não conseguia sair sozinho.

Pessoas próximas acionaram Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, porém, diante da gravidade da situação e do nível de água subindo rapidamente, populares, com o apoio da Brigada Militar (BM), usaram cordas e enfrentaram a correnteza para chegar até o idoso, no meio do rio, e conseguiram tirá-lo.

Os homens também lutaram contra o tempo, pois à medida que os minutos passavam começava a escurecer, o que poderia dificultar o resgate.

A missão: salvar

Marcelino Zimmer, da Mecânica Irmãos Zimmer, foi acionado para ir ao local com o guincho. Mas, ao chegar, viu a prioridade imediata: salvar uma vida. Rapidamente, ele e o irmão Paulo, com a ajuda de mais pessoas e também da BM, pegaram cordas, se arriscaram na correnteza e o tiraram.

VEJA VÍDEO DO RESGATE:

Eu tenho um lema: faço o bem sem saber para quem. E às vezes, na necessidade, ali na hora, quando a gente vê a situação, como se tem alguma experiência, a gente age com uma força maior também”, explicou, expressando felicidade em poder contribuir para salvar o homem.

Ancoragem

Segundo o comandante local da BM, sargento Marcos Tiago Schnur, quando chegaram o idoso estava no interior do carro, ilhado.

“Foi feito um sistema de ancoragem por cordas com apoio de populares, sendo possível envolver a vítima e retirá-lo do veículo”, explicou.

Momento em que o idoso já estava fora de perigo, saindo sobre a ponte que seguia transbordando

Identificado como Lírio Knorst, o idoso foi levado até o Ambulatório 12 de Maio. Estava bem, sem ferimentos graves. No momento do ocorrido, estava sozinho.

O veículo foi retirado do rio no final da tarde de ontem. Foi necessário usar uma retroescavadeira. Assista:

 

Alerta

A ponte em questão transborda com facilidade. É baixa, feita com tubos de concreto e, diante da menor chuva, a água passa por cima. No dia 29 de abril, um motorista também se acidentou no mesmo trecho, sendo levado pela água e salvo por populares.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.