Região
Ivoti conquista primeiro lugar em Educação do RS
O município foi premiado na categoria de até 30 mil habitantes
O município de Ivoti celebra uma grande conquista ao alcançar o primeiro lugar em Educação no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. Foram avaliados 72 indicadores em seis pilares estruturais dos municípios do Estado. Ivoti destacou-se como o município que mais evoluiu em Educação e, assim, recebeu a honraria de ‘Cidades Excelentes 2024’ na categoria de municípios com menos de 30 mil habitantes.
Reconhecimentos
Em 2022 e 2023, o município foi vencedor na etapa estadual do prêmio na categoria Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, no grupo de até 30 mil habitantes. Nestes anos, Ivoti foi considerada a terceira melhor cidade do país em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.
O prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann, destaca o orgulho pelas conquistas. “Isso mostra que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, perseveramos no caminho certo, investimos os recursos com sabedoria e alcançamos os melhores resultados possíveis”, comenta.
Investimentos
Durante a atual gestão, foram implementados diversos investimentos em educação no município, incluindo melhorias nas estruturas das escolas, formação de profissionais, ampliação do turno integral e aquisição de tecnologias modernas, como chromebooks e telas interativas. Além disso, foram introduzidas fontes de energia sustentável para aulas inovadoras, como robótica.
A secretária de Educação, Cristiane Spohr, enfatiza a importância dos investimentos na educação. “Priorizamos investir na qualidade pedagógica do nosso trabalho e na infraestrutura para oferecer um ambiente favorável à aprendizagem de nossas crianças e estudantes. Estamos felizes com o prêmio e cientes de que este resultado é fruto de muito trabalho e de muitas mãos”, relata.
Premiação
O Prêmio Band Cidades Excelentes visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão dos municípios. A avaliação é feita através do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e inteligência artificial para consolidar os resultados de 72 indicadores em uma nota final.
A edição de 2024, intitulada “Evolução”, é a quarta do prêmio e pela primeira vez avaliou o desempenho dos municípios ao longo dos quatro anos de gestão.