Estado - País - Mundo
Sobe para 70 o número de mortos na Espanha
Mundo – As chuvas que atingiram a cidade de Valência ontem, já deixaram 70 mortos, conforme informações divulgadas pelas autoridades da região.
As primeiras notificações sobre chuvas intensas e transbordamento de rios foram registradas antes das 12h (horário local). No entanto, o sistema de alerta só foi acionado às 20h, conforme informações do jornal espanhol El País.
O sistema Es-Alert, que envia notificações em massa para celulares, emitiu um aviso para a cidade de Valência no início da noite. Nas comarcas de Ribera Alta, Ribera Baixa, Hoya de Buñol e L’Horta Sud, áreas gravemente afetadas pela tempestade, o alerta foi disparado após as 21h. Naquele momento, muitas pessoas já estavam presas, enfrentando estradas bloqueadas e casas alagadas.
A maior parte do impacto foi sentida na região de Valência, inclusive com a interrupção dos serviços de telefonia e energia elétrica.
Conforme as informações disponibilizadas, as autoridades locais não conseguiram quantificar o número de desaparecidos, e as buscas permanecem. O índice de chuvas ultrapassou os 490 milímetros.