Conecte-se conosco

Geral

Polícia Civil fala com diretores de Dois Irmãos sobre abusos de crianças e adolescentes

07/11/2024 - 21h17min

Atualizada em 07/11/2024 - 21h44min

Encontro aconteceu nesta quinta-feira (Foto: Polícia Civil)

Por Cleiton Zimer 

Na tarde desta quinta-feira (7) o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Dois Irmãos, acompanhado da escrivã Jessica, participou de uma reunião com os diretores das escolas da rede municipal.

O evento teve por finalidade tratar sobre os encaminhamentos de situações envolvendo abusos sexuais e de maus tratos em geral a crianças e adolescentes.

Conforme o delegado, a experiência da polícia evidenciou a importância de potencializar a qualificação das direções de escolas, e por consequência dos respectivos professores, em torno do enfrentamento destes casos.

Muitas vezes os profissionais da educação são os mais aptos, até mesmo pela relação de confiança com os alunos, a identificar situações de abuso. Ao mesmo tempo, sabemos que alguns podem ter algum tipo de receio, medo ou constrangimento de levar ao conhecimento dos órgãos policiais tais ocorrências”.

Durante o encontro, apresentaram os mecanismos legais pertinentes, explicando a dinâmica do trabalho policial em relação a estes fatos, destacando a importância de que qualquer situação seja notificada à Delegacia, “a fim de que tenhamos melhores condições de elaborar uma investigação qualificada e inquéritos bem instruídos, já que o tempo costuma dificultar a produção das provas destes casos”.

A conversa, segundo Borba, se mostrou bastante proveitosa, com a expectativa de que certamente contribuirá para o enfrentamento deste tema. “Dúvidas foram apresentadas e contribuíram para uma melhor eficiência de nossa fala”.

Além dos diretores, acompanhou a conversa a Secretária da Educação Denise Maldaner, que reconheceu a relevância do assunto e a necessidade de que todos os professores auxiliem no enfrentamento deste tipo de fato.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.