Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 18-06-2025
Por Raul Petry
CANTEIRO
Estão querendo retirar o canteiro central na frente do Casarão em Picada 48 Alta. Desta maneira, com a colocação de uma rótula, ficaria mais fácil o deslocamento de caminhões no local.
EMENDAS
É impressionante o que vem de emenda parlamentar para a região. Todas as semanas aparece um parlamentar para entregar dinheiro para os mais diversos fins. De 200 mil a 1 milhão, vale tudo. Alguém dirá, pôxa, mas é dinheiro que está vindo para cá. É verdade, mas seria muito melhor se este dinheiro já ficasse aqui, nem fosse para Brasília, fazer toda esta viagem de ida e volta, que custa muito caro.
SETE
Semana passada foram sete veiculações no Diário de dinheiro destinadas para os mais diversos municípios. Fora o que não se fica sabendo. Esta é a prova mais cabal possível de que está tudo errado neste país. O dinheiro que eles estão trazendo de volta saiu do bolso de cada um de nós. Não satisfeitos com o valor que os presidentes destinavam a cada parlamentar, os deputados e senadores criaram as suas próprias emendas, as tais emendas impositivas. Cada parlamentar tem direito a distribuir 15 millhões por ano, 60 milhões por legislatura. É claro que aqui é bem aplicado, mas todo este dinheiro não representa mais do que um grão de areia no deserto.
BEMVINDO
É claro que o dinheiro é bem vindo. Por exemplo, semana passada propagandearam que um dos partidos destinou 950 mil para o Hospital. Não dá para negar, seria loucura. No entanto, está errado os políticos destinarem dinheiro para cima e para baixo. Eles foram eleitos para legislar e fiscalizar o Executivo. Agora sabemos que o Senado também é o único foro que pode cassar um ministro do Supremo.
JOGO
Pobre Brasil, tão rico em belezas naturais, tão competente no agronegócio, no futebol, no samba, enfim, em tantas outras coisas. No entanto, infelizmente, o povo na sua média não merece mais do que tem. Tem um ditado que diz que os políticos representam a média do povo. Se na política é uma espécie de cada um por si e Deus por todos, no seio do povo as coisas também são mais ou menos assim.
CELULAR
Outro dia um motorista de Uber foi notícia nacional por ter devolvido o celular que uma passageira tinha esquecido no carro. Aqui a regra é a exceção e a exceção é a regra. É claro que uma parte são pessoas de boa índole. Mas na média os malandros predominam. Para estes, em primeiro lugar o círculo mais próximo. Em segundo lugar o segundo grupo, que tem um certo grau de proximidade com o político. E em último lugar o resto do povo, que só fica com as migalhas.
