Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 02-07-2025

02/07/2025 - 00h57min

Por Raul Petry

MELHOR
Sem dúvida, atual legislatura é disparado a melhor que Ivoti teve nos últimos 20 anos. Sem desmerecer as anteriores, mas esta aqui se diferencia até pelos projetos que os vereadores apresentam. Numa tacada, o vereador Ivanir Mees apresentou um projeto bastante meritório, que diferencia esta das anteriores. A justificativa dos vereadores anteriores era de que eles não podiam fazer leis porque elas aumentavam as despesas. Realmente, os projetos que por ventura criassem não podem aumentar as despesas do município.

MEIA VERDADE
Não podem, mas há leis boas e necessárias que não aumentam a despesa, como é o caso do projeto de Ivanir Mees. Ele obriga a Prefeitura colocar placas de obras com todas as informações relativas ao projeto, como custo a obra, prazo para conclusão, etc. Mais coisas que constarão do Qrcode que será obrigatório em casa obra

INSPIRAÇÃO
Ivanir se inspirou na obra da troca de tubulação da Av.Presidente Lucena. Foram 10 meses de obra e com poucas ou nenhuma informação. As pessoas perguntavam qual o prazo para conclusão, que empresa presta o serviço e por aí vai. Nada, informação alguma saía das hostes da Prefeitura. Não por falha do prefeito. Talvez seja inexperiência mesmo porque Valdir poderia ter se comunicado melhor.

IDEIA
Daí veio a ideia do vereador em propor a lei. As pessoas pegam o celular, apontam para o QR Code e tem ali mesmo, na rua, todas as informações que ele buscar sobre a obra. Tomara que os ostros vereadores se inspirem em Ivanir e façam a sua parte.

SIM OU NÃO
A maioria dos vereadores acham que são eleitos apenas para aprovar ou rejeitar os projetos do Executivo. Não, eles são legisladores na essência, só fazem isso. O prefeito, por exemplo, tem múltiplas funções e só submete aos vereadores o que a lei exige. A Câmara tem um poder descomunal. Olha, se bobear cassa qualquer prefeito que quiser. É só ele deixar na reta que o estrago pode ser grande. Valdir é sério e não precisa se preocupar porque tem maioria na Câmara.

ACONTECEU
Alguns anos atrás tinha um prefeito que não respondia Pedido de Providências dos vereadores. O prefeito nem ligava. Até que um dia veio a notícia de que fora cassado um prefeito de município pequeno das Missões. O motivo: falta de responder pedidos de providências. A partir dali não teve mais problema. O prefeito passou a responder tudo no dia seguinte.

NÚMEROS
O Mais Vida atendeu em 6 meses 20.417 pacientes e os Postos de Saúde dos bairros, outros 32.428, totalizando mais de 50 mil nesse período. É simplesmente o dobro da população, quase 300 pessoas por dia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.