Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 23/09/2025
Por Raul Petry
CIDADÃOS
A Câmara Municipal e Ivoti vai conceder o título e Cidadãos Honorários para o pastor Vanderlei Closs e paea Cláudio Neiss. O título para o pastor foi proposto pelo vereador Volnei Gross. E para Cláudio Neiss, a proposta foi feita pelos vereadores Marli Heinle Gehm e Volnei Gross.
PASTOR
O pastor Vanderlei Closs da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil nasceu em Teutônia e é casado e tem dois filhos. Formou-se bacharel em Teologia e concluiu pós-graduação em Psicologia e Aconselhamento Pastoral. É pastor da IECLB desde 1996, tendo atuado em Conguçu, e 1996 a 1998, Paróquia evangélica de Passo Fundo, de 1998 a 2009 e na Comunidade Evangélica Trindade de ivoti, de 2009 até o presente momento. Chegou em Ivoti em 2009 a convite a direção a Igreja e participa ativamente na comunidade, onde trabalha e reside até hoje.
NEISS
Quem não conhece Cláudio Neiss, simplesmente o inspirador da grandiosa Feira do Mel, Rosca e Nata. Cláudio Waldir Neiss nasceu em Pareci e formou em Administração pela PUC em 1978. Chegou em Ivoti no dia 26 de fevereiro de 1980 e sempre participou ativamente na comunidade de forma voluntária. Foi eleito presidente da Associação dos Pais e Mestres da 19 de Outubro em 1984. Foi membro fundador da Associação dos Apicultores de Ivoti com o apoio do saudoso ex-prefeito Arno Henrique Mueller. Em 2006 surgiu a ideia da realização da Feira do Mel em Ivoti, hoje o maior evento da cidade.
MERECIMENTO
Ambos merecem a concessão do título de Cidadão Honorário, que deverá ser aprovado por todos os vereadores. São dois cidadãos da cidade que os acolheu e Volnei Gross é muito feliz na concessão da láurea, assim como Marli Heinle Gehm também.
UM ANO
A gente nem se dá conta, mas falta apenas um ano para as eleições a nível de país. Em outubro do ano que vem escolheremos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o presidente da República. Não é pouca coisa. E em vista do rumo que nosso país está tomando, as eleições do ano que vem serão uma das mais importantes da história do Brasil.
REGIÃO
Da nossa região teremos um candidato ao senado. Marcel Van Hattem até já lançou a sua candidatura em dobradinha com o desembargador Sebastião Coelho. Eleito duas vezes o deputado federal mais votado do Estado, Marcel Van Hattem tem reais chances de se eleger senador pelo Rio Grande do Sul. Ele é do Partido Novo e um dos mais atuantes deputados federais.
PENA
É uma pena que nesta eleição para o Senado não teremos que manter ou substituir o general Mourão. Ele se elegeu senador e terá mais quatro anos pela frente. General Mourão foi vice do ex-presidente Bolsonaro e como tal se elegeu senador, onde tem uma atuação pífia gerando grande arrependimento na maioria de seus eleitores.
