Região
Calor intenso deve marcar fim do verão e início do outono no Rio Grande do Sul
15/03/2026 - 14h50min
O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma sequência de dias de calor intenso nos últimos dias do verão e também no início do outono, que começa oficialmente na próxima sexta-feira, dia 20 de março, às 11h45.
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar muito quente já começa a atuar sobre o Sul do Brasil e deve elevar as temperaturas em diversas regiões do estado. Neste domingo (15), os termômetros podem chegar entre 36°C e 38°C no Oeste e Noroeste gaúcho, enquanto na Grande Porto Alegre a máxima deve alcançar cerca de 33°C.
Na segunda-feira (16), o calor tende a se intensificar, com temperaturas próximas ou acima de 35°C em grande parte do estado. Em regiões como Noroeste, Oeste, Campanha, Centro e Vale do Rio Pardo, as máximas podem variar entre 37°C e 40°C.
Já a terça-feira (17) pode ser um dos dias mais quentes da semana, com temperaturas novamente entre 37°C e 40°C em várias cidades e possibilidade de marcas superiores a 40°C em alguns pontos. Na capital, Porto Alegre, a máxima pode chegar a 37°C, enquanto na região metropolitana os termômetros podem atingir até 38°C.
A partir da metade da semana, a previsão indica aumento da instabilidade, com pancadas de chuva e risco de temporais isolados, o que pode amenizar um pouco o calor. Mesmo assim, o tempo seguirá quente e abafado, principalmente na metade Norte do estado.
Segundo os modelos meteorológicos, após uma breve redução nas temperaturas, o calor deve voltar a se intensificar na primeira semana do outono, com tardes novamente acima de 35°C e possibilidade de máximas próximas de 40°C.
O Rio Grande do Sul deve ser o estado mais afetado por esse período de calor intenso no Sul do Brasil, embora temperaturas elevadas também sejam previstas para Santa Catarina e Paraná, especialmente nas regiões Oeste.
Conteúdo recomendado
Mais de 1300 cartões: encerrada venda de cartões do galeto em prol dos Irmãos Mielke
Fundo da Criança e do Adolescente destina recursos a entidades de Picada Café
Dia 8 ocorre o bingo da Escola 25 de Julho, em Picada Café
Presidente Lucena promove Torneio de Pênalti de Areia no Dia do Trabalhador
Água de Ivoti participa de mobilização contra proposta de regionalização do saneamento
Atleta de Estância Velha deixa o Novo Hamburgo e assina contrato com o Grêmio
Motociclista fica preso em cerca após acidente em Nova Petrópolis
Operação Choque de Ordem abordou 102 veículos, 151 pessoas e três bares, em Dois Irmãos
Dois são presos em canil com irregularidades no Travessão; veja o que a Polícia encontrou
Susto na estrada: Banda G10 sofre acidente na BR-116 em Picada Café
Tempestades severas devem atingir o Rio Grande do Sul entre sexta e sábado
Projeto Poste Limpo promete ruas mais seguras e organizadas em Ivoti
Baile dos idosos reúne 12 grupos em Ivoti
Homem agride companheira na frente das filhas e foge em Estância Velha
