Colunistas
O trânsito na avenida Presidente Lucena
Quando a coluna levantou a ideia de mudança sobre o fluxo na avenida Presidente Lucena, na semana passada, recebemos diversos comentários. Seguimos recebendo posições dos moradores seja por e-mail, Facebook, pessoalmente e por mensagem do celular. A ideia de fazer mão única na principal rua de Ivoti surgiu em uma reunião do Conselho de Trânsito. Essas e outras sugestões precisam ser debatidas com a comunidade. Na gestão do ex-prefeito Arnaldo, um fórum foi realizado para discutir sobre estacionamento nas ruas centrais. E que tal resgatar essa maravilhosa ideia?
DIÁLOGO
Desta vez, lideranças, políticos, comerciantes, moradores e quem mais quiser, poderão debater sobre mão única nas vias de Ivoti, sobre o fluxo do trânsito, sobre vagas de estacionamento, enfim. Uma oportunidade para novas ideias. Na Câmara, o vice-prefeito Beto chegou a levantar essa iniciativa. Poderia ser colocada em prática, o quanto antes.
8 MESES
Há oito meses e um dia, Martin assumiu o governo de Ivoti. De lá para cá, muitas coisas mudaram, a começar pelos ânimos dos políticos. Estão mais calmos, menos agressivos e mais tolerantes. Não sei se é pela disponibilidade que o atual prefeito tem de ouvir as demandas dos vereadores, que hoje já se misturam entre situação e oposição. Em relação ao desenvolvimento, ele tem uma meta ousada: quer inaugurar ou reinaugurar mais de 15 empreendimentos em Ivoti em três anos. É uma meta alta, mas necessária para quem busca o crescimento de um município. No ponto negativo, neste período, ele perdeu o apoio importante de quem o ajudou a se eleger. O que se pode dizer é que o atual prefeito está cumprindo o que prometeu: continuar com os bons serviços (como educação e saúde, que já eram eficientes) e mudar o que é necessário (reduzir os custos e melhorar a relação com opositores). Ele que nunca pensou em ser político, naturalmente se coloca como um dos melhores que Ivoti já teve.
RAFAELLA
Cobramos projetos e iniciativas dos vereadores. Em Ivoti, a vereadora novata na Câmara, Rafaella Lima, tem se destacado neste quesito. É autora do projeto que prevê a instalação de câmeras nos bancos a agências, propôs a Semana da Alimentação Orgânica e apresentou o projeto sobre a inclusão destes alimentos na merenda escolar. Agora, ela surge com mais iniciativas: aumentar o período de licença-maternidade das servidoras públicas municipais de 120 para 180 dias, como já é feito em outros municípios da região. Outra inciativa trata sobre as praças de Ivoti: instalação de chimarródromo e distribuição de livros. São ideias pequenas, mas que podem mudar o contexto de uma cidade. Vereador pode, sim, propor ideias e projetos, não somente pedir conserto de buraco.
RESPEITO
Na celebração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto), a Apae de Ivoti preparou diversas ações. Uma delas é o Chá com Tortas, neste sábado, às 15h, no ginásio da Comunidade Católica. A diretora Marliese lembrou que os convites estão disponíveis na instituição. Na próxima semana, mais ações serão desenvolvidas com a temática inclusão. “A Apae se coloca entre a família, o governo e sociedade para que se possa construir um presente e futuro mais digno e com respeito a todos os cidadãos”, disse ela. Respeitar as diferenças. Uma importante dica para viver melhor e tornar a nossa sociedade melhor!