Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 06-07-2026
Por Raul Petry
BUSCA E APREENSÃO
Cerca de trinta pessoas compareceram na Praça da Emancipação, ao lado da Prefeitura, na manhã de ontem, para protestar contra a prisão que ocorreu em Ivoti de dois empresários, ambos muito bem de vida, mas que cometeram o crime de pedofilia. O grupo denominado Pais Atentos logo entraram em ação e resolveram fazer a sua parte. Os dois empresários cujas identidades foram mantidas no anonimato pela polícia obedecendo a lei, num primeiro momento chocou a população de Ivoti. Num segundo momento chocou as cidades vizinhas. E num terceiro momento, ganhou as manchetes do país.
SOLTOS
Num segundo momento os empresários foram soltos durante a audiência de custódia, que aconteceu na sábado passado. Pois bem, a partir daí não se falou em mais nada a não ser descobrir a identidade dos empresários. Um residia no bairro Jardim Panorâmico. E o outro, segundo a polícia nas imediações do centro da cidade. Quem são? é o que mais se perguntava. Em todas as rodas de conversas o assunto era esse. Um deles teve então a sua identidade revelada. O fato de ser de tradicional família calçadista ajudou muito “as buscas”. Afinal, eles foram presos por terem em suas casas 100 terabytes de vídeos de crianças e adolescentes e, pásmen, até de animais. Não sei quanto significa isso em termos de horas de vídeos. Só sei que havia na mesa de um deles dezenas de celulares.
IDENTIDADES
Um deles, filhos de um dos mais renomados empresários calçadistas. Afinal, Nestor de Paula era o dono da Calçados Azaléia, a maior fábrica de calçados do Estado e que foi vendida no ano de 2008. Com 64 anos ninguém sabe se morava aqui ou se tinha apenas a residência em Ivoti. O nome do outro logo começou a circular pelas rodas. Pois a idade conferia, 47 anos, residia não no centro, mas perto do centro de Ivoti. Não demorou e a sua identidade também foi logo revelada inclusive pela imprensa. Jogava futebol e era muito relacionado no meio futebolístico. Todos que o conhecem não entendem como tinha este traço de sua personalidade.
PAIS ATENTOS
Na manhã de domingo, dia 5, membros dos Pais Atentos se reuniram as 9 horas na Praça da Emancipação, ao lado da Prefeitura e fizeram uma caminhada de 500 metros até a rótula e retornaram ao ponto de partida. A faixa principal dizia “por uma cidade mais segura para nossas crianças”. Outra faixa dizia “inferno é o lugar do pedófilo”; “não vamos nos calar”; “os predadores estão soltos”; “as crianças estão em risco”; “queremos estes lixos longe de nossas crianças e da nossa cidade”;
Entre os refrões, o grupo gritava “Justiça”, “Protejam nossas crianças”; “Quem consome conteúdo de abuso infantil é criminoso”.
