Conecte-se conosco

Colunistas

A revogação da resolução do contrato

19/03/2018 - 11h00min

Se tem alguma coisa que dá incomodação neste país é a Carteira de Motorista. É claro que o brasileiro se incomoda com o governo todos os dias pelos mais absurdos motivos. Aqui não se fala em Saúde, Educação e Segurança. Estamos falando apenas nas coisas mais comezinhas que se possa imaginar. Mas Carteira de Motorista é um capítulo à parte. Primeiro, porque os novos motoristas são aprovados e não sabem dirigir. Melhor ter deixado como era há 30 anos, quando a Carteira de Motorista era simplesmente entregue para o interessado pelos órgãos competentes com o pagamento de um valor e pronto. Era simples, mas funcionava. Naquela época, pipocavam em todos os municípios a figura do despachante, que se encarregava de tudo. A Carteira era barata, tipo Estados Unidos.

EUA

Nos Estados Unidos, o sujeito interessado em fazer uma Carteira de Motorista vai no órgão responsável de manhã, às 9 horas, e sai às 4 da tarde com a Carteira no bolso e tendo gasto cerca de 60 dólares. É tudo que ela custa. O sujeito faz de manhã a prova teórica, que é igual aqui. Pega um livrinho com as instruções e ele tem que acertar 30 questões de 50 perguntas. Depois dá uma volta no pátio só para o instrutor saber que ele sabe ligar o carro, engatar a primeira e dar marcha ré. Pronto. O resto, na rua, quando dirigir o carro, tudo que ele fizer de errado é responsabilidade sua. Ele sabe que, se cometer uma infração, o caminho certo é a cadeia. Então, o sujeito só pega na direção do carro com a certeza de que sabe dirigir, senão o preço será alto. Simples, não é? As coisas são simples e baratas quando os governos querem. Quando eles não querem, são safados, querem roubar, espoliar o cidadão brasileiro, aí as coisas se complicam.

CHIBATADAS

Olha, vou dizer uma coisa. O que aconteceu esta semana é algo para se fazer testes de sanidade mental naqueles sujeitos do Contran ou Denatran, seja lá o nome que tiverem. Não é crível que os caras que mandaram fazer o que mandaram, podem estar com as suas faculdades mentais em ordem. Já pagamos o olho da cara pela Carteira de Motorista e os novos motoristas não sabem dirigir quando são aprovados para a primeira carteira. Sinceramente, 99% deles não sabem dirigir. Temos experiência aqui no Diário. Levamos mais duas semanas para ensinar o sujeito a dirigir e arriscar dar um carro na mão dele. O sujeito paga R$ 2 mil para nada. A carteira aqui deve ter um dos preços mais altos do mundo. Agora, aparecem estes caras do Contran e Denatran, não quero nem saber certo qual é o nome, com a nova resolução.

CÚMULO

O que dizia a nova resolução. Que todos os motoristas, na hora de renovar a Carteira de Motorista, tinham que fazer horas teóricas e práticas. Podem acreditar, estes energúmenos tiveram o topete de propor uma coisa dessas. E para começar daqui a 3 meses. Quer dizer, motorista de 40 anos de carteira tinha que fazer tudo de novo para provar que sabia dirigir. Ainda bem que o governo teve sensibilidade e revogou na noite de sábado a nova resolução. Tudo bem. Agora quero saber o que vai acontecer com estes parasitas que acham que nós somos bichinhos de estimação para eles fazerem gato e sapato.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.