Cadernos
Bem Estar: Doenças comuns durante o Outono
Com a chegada do Outono, também chegam algumas enfermidades comuns nesse período, as chamadas doenças sazonais, que aparecem com frequência em uma determinada estação do ano.
Segundo especialistas, no outono há um aumento considerável de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, como: resfriado, gripe, laringite, asma, bronquite, pneumonia e bronquiolite.
A razão deste aumento de doenças está ligada, sobretudo, a fatores climáticos. Nesse período do ano no Brasil, a temperatura do ar diminui, há pouca umidade atmosférica e, consequentemente, maior nível de poluição no ar.
A poluição é considerada a principal causa de surgimento de doenças respiratórias nessa estação do ano. A combinação desses fatores climáticos com o fato das pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados também pode contribuir para a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar.
Caso um indivíduo apresente sinais de febre, tosse persistente e presença de catarro amarelado por um período superior a três dias, deve procurar atendimento médico. A automedicação não é recomendada.
Fonte: Alergoar: Clínica de Alergia, Vacinação, Cuidados Respiratórios e Dermatológico
Doenças mais comuns:
Resfriado
Gripe
Gripe A H1N1
Laringite
Asma
Bronquite aguda
Bronquite crônica
Pneumonia
Bronquiolite
Prevenir, o melhor remédio
O médico, clínico geral do Pronto Atendimento Mais Vida, de Ivoti, que está se especializando em geriatria, Dr. Germano Luis Sieder Ferretto aponta que durante o Outono é comum ocorrerem mudanças climáticas, com temperaturas mais altas pela manhã e mais baixas no final do dia, o que acarreta doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, como resfriados, gripe, sinusite, rinite, asma e bronquiolite em crianças.
“Estão mais suscetíveis a ter estas doenças aqueles que têm imunidade mais baixa, como os idosos, principalmente; e as crianças devem ter mais cuidados”, alerta. O médico chama atenção para a importância da prevenção e diz que das formas de se fazer isso é optando pela vacina da gripe, que deverá estar disponível na rede básica a partir do mês que vem. Ele recomenda ainda que as pessoas estejam sempre bem hidratadas, tomando bastante água; que tenham atividade física regular e que evitem ambientes com muita gente. Destaca ainda, aos que já têm sintomas de alergia, terem os ambientes sempre bem arejados, evitando cortinas, tapetes, cães e gatos dentro de casa.