Conecte-se conosco

Cadernos

Rota Romântica: A tradição preservada no berço cervejeiro do Estado

14/03/2018 - 15h02min

Atualizada em 09/04/2018 - 17h59min

Berço cervejeiro do estado, Linha Nova hoje da continuidade à tradição da
fabricação de cerveja artesanal por meio de jovens cervejeiros que se dedicam à
produção da bebida ícone da cultura alemã.

Christian Albers é um exemplo disso. Por hobby, fabrica em casa em torno de 40 a 50 litros por mês, a maioria para consumo próprio e da família, mas sempre tem algum amigo ou conhecido que acaba ficando com alguma garrafa. De forma caseira e artesanal, para cultivar o prazer de beber uma cerveja feita em casa, ele produz a cerveja Einwander, que significa “Imigrante”.

Cervejaria Artesanal Origem segue conceitos da Reinheitsgebot, a Lei da Pureza Alemã da cerveja, usando para água, malte, lúpulo e fermento

Cervejeiros prospectam importantes empreendimentos

Outro exemplo de cervejeiro de Linha Nova é Marcelo Loesch, que comanda a Cervejaria Tradição, fundada em outubro de 2013, a partir da sua curiosidade em saber como era o processo de produção da cerveja. Começou com pequenas produções, em média de 20 litros, apenas para consumo próprio. Diante da falta de conhecimento de que era possível produzir a bebida em um equipamento simples, em casa, muitas pessoas desacreditavam que a produção caseira poderia dar certo, principalmente, que poderia ficar com qualidade superior as já existentes no mercado.

Mas este cenário começou a mudar desde a última edição da festa de aniversário do município, a Heimatfest, em outubro de 2015, onde os cervejeiros artesanais puderam comercializar suas produções para o público presente. A partir daí, Marcelo viu a oportunidade de aumentar sua produção e também investir em novos estilos de cerveja, para agradar os diferentes gostos. “O evento foi uma oportunidade, uma chance que eu vi em poder crescer e mostrar que a cerveja artesanal, produzida em casa, tem muita qualidade. A produção só vem crescendo, assim como o reconhecimento”, conta o cervejeiro que hoje produz os estilos Belgian Dark Strong Ale, Export, Belgian Blond Ale, American IPA, Imperial Stout.

Marcelo encontrou na gastronomia uma forma de consolidar sua cerveja. Ele uniu a bebida e a comida típica alemã em um evento anual, a Gastrobier, que visa reunir pessoas que apreciam uma cerveja de qualidade. Devido ao aumento na produção, mas sem poder comercializar a bebida no mercado, Marcelo foi em busca de um sócio que compartilhasse o mesmo sonho, o de registrar a Cervejaria e de construir um negócio próprio. Hoje, ele e o amigo e sócio, Mateus Schröer já adquiriram novos equipamentos com capacidade inicial de 1.500 litros por mês com fácil expansão de 12.000 litros de produção e já estão na fase inicial da construção da sua sede em Linha Nova. Em breve, a região terá uma nova cervejaria, um espaço projetado para oferecer uma experiência diferenciada, com uma cerveja de qualidade. O nome Tradição, segundo Marcelo, se refere a tradição de Linha Nova com a cerveja, por ser o berço da 1ª cervejaria do estado e também para lembrar e homenagear a tradição gaúcha.

Os estilos produzidos pela Cervejaria Tradição (da esq. para a dir.): Belgian Dark Strong Ale, Export, Belgian Blond Ale, American IPA, Imperial Stout

A Cervejaria Artesanal Origem, é assim denominada em homenagem ao município, onde nasceu a primeira cervejaria do Estado. As produções da Cervejaria Origem seguem os conceitos da Reinheitsgebot, a Lei da Pureza Alemã da cerveja, usando para suas produções apenas quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e fermento. Inicialmente são produzidos quatro estilos: Pilsen, Export, Red, e APA.
“Nossa fundação iniciou com o interesse dos três sócios, amigos desde a infância, que encontraram na fabricação da bebida uma paixão em comum, além de buscar aliar a amizade com a produção de cervejas, que inicialmente começou com pequenas panelas para a produção de 25 litros.
Com o passar dos anos, a panela já não se mostrava mais suficiente, nascendo assim a ideia de transformar o interesse dos amigos em um negócio. “O propósito da cervejaria é produzir cervejas de qualidade, voltando às origens cervejeiras dos seus antepassados, com o objetivo de proporcionar aos seus degustadores sabores únicos com um alto padrão de qualidade”, diz o sócio Fábio Bier.
A Cervejaria Origem está finalizando a estruturação do seu local, onde realizará eventos para pessoas de toda a região, interessadas em conhecer a Cervejaria, os tipos de Chopp e Cervejas. Fábio explica que a característica principal de todas as produções da Cervejaria Origem é o Drinkability, que quer dizer quanto são bebíveis e agradáveis ao consumo as bebidas, trazendo uma satisfação, e provocando no consumidor um desejo a consumir novamente a mesma

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.