Conecte-se conosco

Cadernos

Problemas de visão podem influenciar o rendimento escolar

22/02/2019 - 14h27min

Por Itamara Scherer, da Óptica Santa Luzia

Na hora de voltar às aulas, além do material escolar, uniforme e livros, a avaliação oftalmológica também é fundamental para a boa aprendizagem do aluno. De acordo com o último relatório de Saúde Ocular no Brasil, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem 15 milhões de crianças em idade escolar com erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia), que causam dificuldade para enxergar e podem interferir no aproveitamento do estudante.

Estas alterações, quando não corrigidas, podem ser a causa de mau desempenho escolar. Pais e professores podem ajudar observando os sintomas da criança e do adolescente.
Queixas como dor de cabeça, ardência e dores oculares, além de dificuldade para enxergar o quadro, são indicativos de que elas possam apresentar algum distúrbio de visão.

Os exames oftalmológicos de rotina devem ser feitos sempre e em todas as idades. Se o exame é feito num momento correto, ele poderá ser determinante no desenvolvimento do aluno. Além disso, aqueles que já usam óculos também devem fazer avaliações anuais. Alguns simplesmente não usam mesmo sabendo da necessidade. Isto prejudica seu rendimento, tanto na sala de aula quanto no seu estudo em casa, pois pode causar dores e cansaço.

Algumas dicas de cuidados para assegurar a saúde dos olhos. “O melhor lugar para estudar é sentado à frente de uma mesa ou escrivaninha, com a luminosidade adequada. O mais indicado é usar uma luminária e a luz nunca deve ser direcionada para os olhos, mas direto para livro”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.