Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit: Caminhos de Caravaggio

04/10/2021 - 05h50min

Atualizada em 04/10/2021 - 09h22min

Raul Petry – [email protected]

 

Trata-se de uma “viagem a pé” de 120 km que fiz em 5 dias. O total são 180 km. Entretanto, pulei os primeiros quatro trechos e acabei fazendo só seis porque fui empurrado para a caminhada por amigos embora os compromissos profissionais. Fui me encontrar com eles quarta de noite, jantei, dormi e na manhã de quinta fomos para a estrada. Santa Lúcia do Piaí a Linha Brasil (23 km); Linha Brasil a Nova Petrópolis (19,4 km); Nova Petrópolis a Nova Palmira (Caxias) – 25 km); Nova Palmira a Casa Colombo (São Roque) interior de Farroupilha (30,5 km). Aqui me encontro neste momento. Nos hospedamos em Farroupilha porque a pousada na Casa Colombo estava lotada. Faltavam só 22,4 km até o local da chegada. Nosso guia nos levou da Casa Colombo até o hotel em Farroupilha num trajeto de 20 km. Voltamos para lá na manhã de segunda-feira para reiniciar o trecho final.

Antes, porém, precisamos fazer considerações sobre os 30,5 km do penúltimo trecho. Em Nova Palmira, junto a RS-452, nas imediações de Vila Cristina, encontramos uma casa com a seguinte faixa: AQUI FOI FUNDADA CAXIAS DO SUL. Não é pouco coisa se for verdade. Mais adiante, outra em Forqueta Baixa, onde o povo agradecia por terem salvo o rio da poluição. Por volta das 9 da manhã de domingo, um casal de Novo Hamburgo se juntou a nós e o resto da história não é nada boa. O casal foi abandonado à própria sorte. Chegaram na Casa Colombo, 20 km adiante, esfomeados e esbaforidos.

Também encontramos neste trajeto duas senhoras, uma do Rio e outra de São Paulo. Um casal do Paraná e quatro ciclistas de Farroupilha, que faziam o Caminhos de Caravaggio de bicicleta. Em Forqueta Baixa, interior de Caxias, não havia ninguém na rua. Descobrimos logo porque: estava todo mundo na missa. Na região alemã a paisagem é diferente. Vacas leiteiras, casas de enxaimel, muitas flores nos jardins das casas, o que mais espantou nossas amigas de Minas. Elas não se cansavam de admirar como ninguém roubava ou estragava os canteiros às vezes na calçada. E na região italiana parreirais de uva. Você sente no ar o cheiro da uva oriundo das vinícolas.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.