Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

VovôFit365 – 02/05/2023

02/05/2023 - 07h48min

Atualizada em 02/05/2023 - 07h52min

Estava programada para este fim de semana a caminhada de 100 quilômetros, o que acabou não acontecendo. Ninguém sabe porque não saiu, sobretudo porque ninguém falou com ninguém. Acho que no fundo todos estavam com algum receio desta empreitada gigantesca, que exigiria todas as forças que temos para concluir. Se alguém toca no assunto, eu teria ido. Acho que transferiremos para um outro dia. No fundo, tinha muito evento em que não podia faltar neste fim de semana, o que contribuiu para o desestímulo que tive. Ou vou nos eventos (Festa do Aipim e Kerb de Estância Velha) ou participo da caminhada. Acabei não indo em nenhum dos dois.

No entanto, o que importa é manter a forma e disso não abro mão. Caminhei por aqui 42 km e domingo de tarde fui na academia. No total, fui quatro dias na academia na semana passada. Não fico muito tempo, faço três séries de sete exercícios cada vez, o que não leva mais de meia hora. Mas é uma meia hora que tem seu valor. Você sai dali relaxado, sempre com aquela sensação boa de ter feito algo de bom para você mesmo. Pena que poucos fazem isso, embora o número de academias proliferem cada vez mais. Mas são jovens a esmagadora maioria do que frequentam as academias. E no máximo pessoas de 30 a 40 anos. Os de meia idade para cima são raros. Donde concluo que eles não estão nem aí para a saúde.

Voltando aos 100 km que íamos fazer e amarelamos todos, quando você exige muito do organismo, mexe com o corpo inteiro. Pode ficar com dor de coluna, dores nas costas, mas obviamente a parte do corpo que mais sofre são as pernas e os pés. Muitos tem bolhas e aí fica difícil continuar. Graças a Deus nunca tive uma única bolha sequer. As pernas sofrem demais, você fica literalmente moído depois de uma caminhada dessas. Tem dificuldade até para caminhar nos primeiros minutos. Com o tempo passando, depois de um descanso, você começa a se sentir melhor. No entanto, no outro dia tudo volta de novo. Você tem dificuldades para se locomover, as pernas estão doloridas e precisa se movimentar para as dores passarem. Ia me esquecendo. A necessidade de se alongar antes e depois é fundamental.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.