Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit365 – 22/02/2023

22/02/2023 - 08h30min

Neste fim de semana fizemos um programa diferente. Aqui estamos acostumados a caminhar por morros, vales e regiões fantásticas banhadas por muito rios. No sábado fui para Tapes, cidade banhada pela Lagoa dos Patos. Todos os nossos rios daqui da região acabam na Lagoa dos Patos e depois no oceano. Fizemos 36 km numa região desconhecida, mas incrivelmente bonita. Tudo plano, não subimos dois metros de morro. Ou você vê plantações de soja e milho, ou as áreas estão reflorestadas. Ou você caminha ao lado das plantações de soja, ou no meio dos matos de pinus elliotti ou de eucaliptos. No entanto, 90% da nossa caminhada foi margeando a Lagoa dos Patos. Foram 24 km ida e volta para retornar até o ponto de entrada na praia vamos assim dizer. E mais 12 no total para chegar na lagoa. Os 36 km passaram voando. Num lugar diferente, onde você encontra na praia esqueletos de peixes, pássaros que vivem da lagoa , canoas de pescadores. E a lagoa, especialmente, estava morna e como se fosse uma piscina.

Não existe lá a limpeza daqui, não existem belezas naturais porque tudo é planície e grande parte das ruas não é sequer pavimentada inclusive no centro. Você fica chocado de início e depois acostuma. O povo lá é diferente do nosso, não existem jardins nas casas e a pobreza é bem maior. A Lagos dos Patos é a diferença, ela propicia banhos como se fosse o mar e peixes para os pescadores.

Eu levei um susto porque caminhar na areia fofa da beira da lagoa exige muito mais da panturrilha e o esforço foi grande, Senti um leve desconforto na panturrilha. Depois cheguei a conclusão que foi psicológico. Estávamos isolados, não teria nem como pedir socorro, pois a internet não tinha e não se via pessoas. Estávamos no lado oposto a Tapes. Entre nós uma faixa de terra e a lagoa da enseada. Se a gente precisasse de ajuda não tinha para quem pedir. Tudo correu bem e chegamos mais inteiros do que nunca. O desconforto na panturrilha sumiu de uma hora para outra quando o meu psicológico mudou com a chegada em “terra firme”. Completei meus 40 km da semana domingo por aqui e fui duas vezes na academia, segunda e terça. Isso se chama meta e não se discute.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.