Coluna Nova Petrópolis
A hora da verdade para Linha Temerária
Nesta semana, mais uma vez, todas as atenções se voltam para Linha Temerária. Na semana passada, a assessoria do deputado Elton Weber informou que há chances das obras de recuperação da estrada em Linha Temerária começarem já nesta segunda-feira, dia 24. O deputado nova-petropolitano participou de uma reunião no Daer na quarta-feira, 19, após o anúncio da liberação do dinheiro. Participou também o prefeito Regis Hahn e o secretário de Planejamento, Hermann Deppe. Em notícia divulgada sobre o tema, a Prefeitura já é mais cautelosa, usando expressões como “ainda em junho” e “nas próximas semanas”. Veremos.
GUERRA DE VERSÕES
Em todas as divulgações oficiais sobre Linha Temerária, a Prefeitura enaltece a ação judicial movida contra o Daer, com vitória do município e sentença obrigando o início das obras. Graças a isso a estrada estaria no pacote de recuperações. O termo “Sentença Judicial – Multa Diária” de fato consta na documentação referente a Nova Petrópolis. Mas vai ser muito difícil saber a real motivação desta decisão do governo, que colocou Linha Temerária na lista. A sentença judicial com certeza pesou. Não teria como o governo ignorá-la. Mas a estrada que liga São José do Hortêncio a São Sebastião do Caí não tem sentença judicial e receberá R$ 1,5 milhão. Também parece ter pesado o trabalho político do deputado Elton Weber e das lideranças locais do PSDB, partido do governador, e do MDB, partido de Juvir Costella, secretário dos Transportes. Juvir falou que Linha Temerária era prioridade, com ou sem sentença judicial. Mas “falar” é a única coisa que ele fez ao longo dos cinco primeiros meses de governo. Ação, só em junho.
SABORES DA COLÔNIA
Ontem terminou a 6ª edição do Festival Sabores da Colônia, a primeira realizada na Rua Coberta. O aspecto visual não deixou dúvidas de que houve uma grande presença de público nos três finais de semana. Diferente de maio, em junho foram muitos dias de tempo bom. As atrações culturais no palco confirmaram as melhores expectativas. Quanto aos produtos da festa, acho que ainda há muito espaço para crescer. Não que tenha faltado qualidade. Ao contrário. Se o público foi continuamente alto, significa que bons produtos estavam sendo oferecidos. Mas quem conhece o interior sabe que há muito mais a ser oferecido. Este fato cria excelentes perspectivas para as próximas edições.
COLHEITA POLÍTICA
Darlei Wolf (PSDB) está colhendo os resultados políticos por ter sido o autor da emenda que reduziu o número de vereadores, de 11 para 9, a partir de 2021. Nos últimos dias, concedeu entrevista a vários veículos de comunicação da capital, inclusive ao vivo. Eu sei que foram nove os votos favoráveis na aprovação em plenário, o que foi muito importante, e que outros três vereadores, com suas assinaturas, tiveram o papel de tornar este projeto realidade. Mas Darlei teve a iniciativa. Na última sessão de 2018, falou que apresentaria o projeto neste ano. E o fez. O tucano estava de olho nos ganhos políticos que isso traria? Provavelmente… Mas era uma alternativa que estava à disposição de todos os vereadores. E o mais importante: era algo que a comunidade reivindicava. Foi atendida.
SUPERLATIVO
Neste fim de semana perguntei a uma pessoa bem próxima de Darlei se ele é pré-candidato a prefeito. A resposta: pré-candidatíssimo.