Colunistas
A Secretaria Educação divulgou as datas do início do ano escolar e letivo de 2020
Para as crianças de 0 a 4 anos de idade, o início do ano letivo está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de fevereiro. Para os alunos do ensino fundamental, a volta às aulas acontecerá no dia 17 de fevereiro. Estão matriculados em torno de 220 alunos na rede de educação infantil. Já no ensino fundamental, são em torno de 1000 alunos matriculados, divididos em dois turnos manhã e tarde.
JÚRI
Um caso conhecido de Lindolfo teve julgamento na quinta-feira. Acompanhei as primeiras horas do júri popular de quatro réus acusados de mandar e matar o gerente industrial Marcelo Matte. Ele, esposa e filha eram moradores de Lindolfo. O caso aconteceu em 2015. Liete, a esposa, foi acusada de ser a mandante. O crime, inicialmente, era considerado latrocínio (roubo seguido de morte). Depois, foi para homicídio. Os familiares de Marcelo estavam em Novo Hamburgo, local do julgamento. Teve gente que veio de Três Passos para acompanhar. O resultado, até o fechamento da edição, ainda não havia saído.
O VÍRUS
Quem ainda não está apavorado com o coronavírus, poderá um dia ficar. A situação está realmente complicada. A OMS declarou que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. As infecções que iniciaram na China já atingiram ao menos 18 países quinta. Uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos. É importante que as pessoas procurem um médico e não façam nada para prejudicar a sua própria saúde.
É PRECISO EVOLUIR
Já são três meses do novo governo em Lindolfo. O impeachment mexeu e ainda mexe com a comunidade. Estamos em um ano eleitoral e isso ajuda ainda mais a movimentar o município. Os ânimos de muitos estão exaltados e fica difícil ficar tranquilo. Porém, o que os políticos precisam aprender que a democracia está aí para que cada pessoa pense por si mesma e tenha opiniões. Não dá mais para uma pessoa sofrer “ações” só porque pensa diferente ou não é do lado político tal. Se os políticos querem mesmo o bem de Lindolfo, precisam crescer e evoluir.
ELEIÇÃO
Sobre isso, atualmente temos três candidatos a prefeito: Wiliam Winck, Alceu Heinle e Gordinho. Isso sou eu afirmando, já que o único que confirma mesmo que vai é Winck. Certamente, a eleição será um momento ímpar. Alguém duvida disso? O que resta saber é Gordinho. Será que ele vai querer encarar uma eleição? Ou, daqui a pouco, pode ser um possível vice de Alceu? Nos bastidores, sabe-se que a maior batalha do momento é essa função aí: o vice de Alceu. São cinco vereadores lutando, mais os aliados do ex-prefeito. Quem será que vai levar?