Colunistas
Algo comum, necessário já que a lei exige
A secretária Nívia Kasper esteve na Câmara de Vereadores na semana passada e apresentou dados do primeiro quadrimestre. Algo comum, necessário já que a lei exige. Mas trouxe alguns números que são um absurdo. E acreditem, não é culpa do governo e sim da população que usa os servidos e as vezes não comparece e não dá satisfação.
40%
De acordo com a secretária, a falta em consultas e exames chega a 40%. Isso mesmo. Ou seja, de 13 consultas programadas 5 pessoas faltaram, o que dá mais de 40% do agendado. A secretária pediu para que os vereadores, de alguma forma, ajudem a diminuir estes números alarmantes. Não vejo como os edis podem auxiliar neste processo de conscientização. Isso é uma questão que todos nós temos que levar para a rua. Muitas vezes a população reclama quando não tem um profissional a disposição, ou algum exame específico. Mas as vezes, como neste caso, o povo abusa ao não comparecer.
DINHEIRO PÚBLICO
A secretária Nívia explicou que, o não comparecimento do paciente, é desperdício de dinheiro público. Sim, porque o profissional está ali, seja para consulta, seja para exame. Ele vai ganhar pago, seja para atender cinco, dez ou treze pacientes. Ou seja, o mesmo imposto que o cidadão paga está indo pelo ralo uma vez que ele marcou consulta e não compareceu. A gente sabe que ninguém está livre de ter algum problema e ter que viajar, ficou doente, ou sabe lá qual compromisso teve. Mas acredito que se avisasse que não compareceria com antecedência daria tempo para avisar alguém outro que está na fila pelo mesmo atendimento. Seria uma maneiro de minimizar o prejuízo.
ARAQUÃ
Será sábado, dia 8, mais uma ação do Grupo de Escoteiros Araquã com distribuição de mudas. A mesma será no pavilhão da Comunidade Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Será meio frango, com salada, pão e maionese. Cartões R$ 25,00 e ganha uma muda de frutíferas. Cartões com os integrantes da Araquã, Fenner Instalações ou telefone (54)99994-5554.
FUTURO
Ações como esta dos Escoteiros Araquã são pensadas no futuro. Sim, é ensinando os jovens de hoje que se propaga a boa ação e aos poucos conscientiza uma nação. Esta ação ocorre há uns 12 anos, ou seja, cerca de sete mil mudas já foram distribuídas ao longo do período. Aliás, muitas das frutas que se come hoje nas casas das pessoas provém destas mudas distribuídas ao longo dos anos. Aliás, a importância desta ação a gente vê no apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) que auxilia a ação dos escoteiros e doa as mudas. Parabéns a todos pela iniciativa e bom almoço no sábado.
ASSUNTO
O projeto de lei aprovado na Câmara, de autoria do vereador Selvino Boettcher, e que reserva vaga de estacionamento para idosos e pessoas com necessidades especiais, deu o que falar na semana passada. Aliás, todos a favor da iniciativa. Mas há mais questões de definir o trânsito de Picada Café. Nas redes sociais teve gente sugerindo fazer a Rua Emancipação em mão única. Parte dela, na saída na BR-116, nos dois eixos, já é assim. Acho que a iniciativa merece um estudo. Claro, é preciso ver se não afeta o comércio. Sugiro que façam o mesmo com a Rua Roque Puhl que é muito estreita e quando há veículos estacionados nos dois lados fica impossível passar. Foi mal projetada.