Coluna Lindolfo Collor
Cândido Nascimento – 1º/04/2022
GRANDEZA MAIOR
Você pode até dizer que o título GRANDEZA MAIOR é uma redundância, ou seja, dizer de novo o que já foi dito. Só que dentro do português ela é aceita quando é de forma proposital para dar a dimensão que se quer realmente falar. E é justamente isso que quero dizer sobre a festa de comemoração dos 30 Anos do Município. Começando pela homenagem aos emancipacionistas, que teve como grande nome e líder Eugen Behne (falecido em outubro de 2019).
BENÇÃO
A benção ecumênica foi realizada, vindo a seguir o restante da programação, homenagens aos emancipacionistas, ex-prefeitos, ex-vereadores e soberanas, aos quais foram entregues troféus de reconhecimento ao que foi realizado em prol do município.
LIVRO
Uma das atividades foi o lançamento do livro “Resgate Histórico de Lindolfo Collor”, que vai complementar a literatura existente, contando sobre a origem, a cultura, a arquitetura e a luta de um povo por um lugar melhor para se viver e morar, acreditando na força do trabalho para chegar ao desenvolvimento. O livro inicia com a história dos primeiros habitantes, os índios. Na sequência, registra a chegada dos primeiros imigrantes alemães, e ainda faz um apanhado econômico, social, cultural, educacional e turístico do município.
CAMINHO
E também o roteiro “O Caminho Enxaimel”, foi outra novidade apresentada no sábado. O mesmo tem por objetivo valorizar a história dos primeiros imigrantes, além de reconhecer as edificações ainda hoje existentes no município.
RIQUEZA HISTÓRICA
Ao longo do Caminho Enxaimel, os visitantes poderão ter contato com uma grande riqueza histórica, através das lindas casas antigas. Também vão passar e conhecer as mais belas paisagens em meio à natureza e áreas rurais. Os roteiros podem ser feitos a pé, de bicicleta ou até de carro. Conhecer esse legado histórico de do município será uma oportunidade única, através da prática de um turismo diferenciado, para quem gosta de conhecer e desbravar novos lugares.
QUEM CUIDA
Outra questão em foco foi o início das atividades do movimento “Lindolfo que Cuida”, no qual foram oferecidos à comunidade os serviços prestados pelas diversas secretarias, abrangendo o atendimento à mulher, criança e adolescente e ao idoso, e também os programas da agricultura e outros setores como o Esporte e Lazer e a Educação.
BANDINHA
Não podia faltar a famosa bandinha típica alemã, para animar as pessoas que prestigiaram as comemorações. As crianças tiveram diversos brinquedos infláveis à disposição. Dentro do Ginásio Herbert Oscar Enzweiler também havia uma grande exposição de fotos.
APRESENTAÇÕES
Também as apresentações artísticas foi motivo de envolver as famílias. Coral Canto das Artes, Grupo Mirim do CTG Capivarense, Cia de Dança Corpus, Grupo de Danças Portugieserschneiss Volkstanzgruppe (Hortêncio) e Coral Infantil da Assembleia de Deus.
PASSEIO
Para complementar a festa, no domingo teve o passeio ciclístico “Pedalando nos 30”, com a presença de vários participantes.