Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 09/04/2025

09/04/2025 - 08h49min

Mauri Marcelo Toni Dandel

IMÓVEIS

Uma pesquisa apontou que Gramado e Canela tem 2.825 imóveis novos para vender. Seria interessante saber este número aqui em Dois Irmãos, não acha? Quantos imóveis têm cadastrado nas imobiliárias, por exemplo? Alguém chuta um número aí…

DIAS ATRÁS

-Finalizando a coluna de ontem… dias atrás comentamos que o Marcel pode ir ao Senado e, com isso, vir a ser o primeiro senador eleito de Dois Irmãos. Mas, citei naquela coluna que não tinha certeza se ele tinha sido o primeiro deputado federal e o primeiro deputado estadual do nosso município.
-Então, sobre senador, sim, pelo que consta nunca tivemos ninguém daqui sequer concorrendo a senador.
– Em relação a deputado federal, tivemos o caso do Molling. Sim, ele é de Sapiranga, foi prefeito, mas acontece que Renato Molling nasceu em Padre Eterno Baixo que, na época, pertencia a Dois Irmãos.
-Então, o Renato (do qual Marcel já foi assessor político) foi o primeiro federal eleito nascido aqui, embora hoje Padre Eterno pertença ao Teewald e ele se elegeu, mesmo, foi por Sapiranga, onde havia sido prefeito após ter sido assessor do então deputado Fixinha.

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO HERVAL?

– Por falar em história, seria bom se as pessoas guardassem suas histórias, seja em livros, seja em e-books, seja escrito a caneta, como o professor Benno Wendling, oque deu origem aos filmes da Walachai.
– Por exemplo, você sabia que um ex-vice-prefeito de São Leopoldo era morador de São José do Herval, que na época pertencia ao distrito de Dois Irmãos. Este ex-vice-prefeito de SL foi um dos que puxou a frente para emancipar Dois Irmãos.
– Já pensou se, em vez de emancipar Dois Irmãos ele resolvesse emancipar São José e o Teewald como um município só? Bem, deixa para lá…
– E como eu sei disso? Tem um artigo dele publicado em um jornal da época, todo em alemão, onde ele defende a emancipação de Dois Irmãos.
– Enfim, são longas histórias e o assunto desta coluna continua nos próximos dias, pois… Quem é ele? Está no Caderno da Emancipação de Dois Irmãos e de Morro Reuter, é só conferir lá.
– Ou, quem sabe, algum dia desses eu conte essa história em alguma Começo de Conversa de sábado ou domingo no site, já que agora todo sábado e domingo tem Começo extra para ler no site do Diário em sábados e domingos a partir das 6 horas da manhã.

RÁPIDAS

– Temos os últimos cartões do cachorro-quente em prol da APAE aqui no Diário. Vai ser sexta, dia 1, às 17h, e o preço é R$ 18. Quem quiser comprar, pode reservar seu cartão pelo Whats (51) 98411-9947 ou fazer a compra aqui no Diário.
-A mensagem positiva do dia: “Um sábio dizia que, quem muito diz ser algo, no fundo, não é ‘esse algo’, pois quem de verdade é, não precisa ficar falando”. Abençoada “segunda-feira”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.