Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa -01/02/24

01/02/2024 - 16h53min

Mauri Marcelo Toni Dandel

BAITA CIRCO
Levei um susto quando vi um avião fazendo propaganda do Circo Fantástico estaria em Dois Irmãos. Não acreditei, pois já tive a oportunidade de assistir ao espetáculo deste circo e achei que ele só fosse em cidade grande! Inclusive, lá nesta cidade maior quando assistimos, também me assustei, porque eles têm uma mega estrutura e o espetáculo era muito bom, com destaque para o Palhaço Maxixinho.

SURPRESA
A propósito, para ninguém interpretar mal, deixa dizer duas coisas: a primeira é que a minha surpresa foi grande porque aqui em Dois Irmãos, em geral, não tivemos “muita sorte” com circos, principalmente em relação ao espetáculo ou à estrutura. E outra coisa que preciso dizer é que não estou ganhando nada para divulgar aqui, não sou influencer, mas apenas falar que, sem sombra de dúvidas, é o melhor que já pintou por aqui nas últimas décadas! Não estou reclamando de circos anteriores, aliás, que bom que vêm circos para cá de vez em quando, mesmo sendo menores, pois assim a nossa criançada pode conhecer o mundo circense! Sei que algumas vezes, por exemplo, vem uns parques infantis que dá até medo subir em um brinquedo, mas, voltando ao assunto, sem criticar ninguém, podem apostar que o circo Fantástico, realmente, é fantástico, tem um globo da morte de verdade (e com 5 motos), afora que a criançada passa metade do tempo rindo! Isto posto, o circo está lá perto do Wirth no Moinho Velho e a estreia é sexta, 2/2, às 20h30.

DOCUMENTAR A HISTÓRIA
Mudando de assunto, fizemos uma matéria ontem sobre a Boa Vista do Herval, que muitos ainda chamam de “Speckhof” e o assunto deu o que falar. Este caso ali é um exemplo bem simples do que tenho falado há alguns anos, quando “meto pilha” nos mais antigos daqui de Dois Irmãos e cercanias para escreverem seus livros. Se não estiver documentado, vai se perder esta parte da história. Se o pessoal não tivesse colocado nos livros, daqui a 100 anos ninguém saberia porque Boa Vista era o “Speckhof”. Esta página publicada ontem é só um tijolinho nesta luta que não é só minha.

HISTÓRIA
Quando alguém está contando uma história antiga, às vezes, “eu atravesso a fala” e pergunto: “Tu já pensou em colocar esta ideia em um livro?” As pessoas levam um susto, uns concordam na hora, mas depois esquecem o assunto. Nos últimos tempos, parei com isso, porque estava ficando chato. Mas, o motivo de sugerir que as pessoas colocassem “no papel” suas histórias e histórias dos seus times de futebol festivo, das suas sociedades, bairros e cidades era para que a história fosse documentada, senão, vamos ver se apagar nossa história aos poucos.

-Isto posto, chega por hoje, então, vamos parar por aqui, desejando uma ótima quinta-feira a todos, com a mensagem positiva do dia, do Epicteto, dito a 135 anos Antes de Cristo: “É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”. Abençoada “segunda!”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.