Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 31/01/24

01/02/2024 - 16h49min

Mauri Marcelo Toni Dandel

HUNSRÜCK
A Cervejaria Hunsrück aparece (com foto e tudo) nos Recortes de Viagem da Zero Hora. Uma baita “publi” na matéria de locais para saborear cerveja artesanal, onde a Rosane Tremea citou umas 10 cervejarias do Estado. Meus parabéns e aguardem nosso post!

SPECKHOF
Você sabe o que é o Speckhof (ou Speck Hof)? E Bucher Berg? E Baumschneis? Pois bem, hoje estamos publicando uma matéria contando porque Boa Vista do Herval é conhecida por Speckhof (lote de toucinhos, em tradução livre). Bucher Berg (que se fala “Pugaperich” – ou algo assim) é o Morro dos Bugres, onde começou a colonização do Teewald. Aliás, Dois Irmãos começou a ser colonizada aqui na sede mesmo, na área central e no Vila Rosa, mas o Teewald começou pelo Morro dos Bugres, depois a sede do distrito foi em Padre Eterno (atual Boa Vista) e em 1950 mudou para o Teewald, atual sede do município.

JAMMERTHAL
E, outra que volta e meia a gente dá uma pincelada é sobre o Jammerthal que pertence a Picada Café e todo mundo pensa que pertencia a Nova Petrópolis, já que Picada se emancipou de “Nova”. Ao contrário, o Jammerthal pertencia a dois Irmãos, inclusive, temos este mapa aqui para confirmar nossa informação, afinal, a gente mata a cobra e mostra a vara… Na verdade, não podemos mais matar a cobra, na época do politicamente correto, temos que tratar bem todos os animais, inclusive os peçonhentos!

Mapa de Dois Irmãos de 1960 (recém emancipado de São Leopoldo) incluía o Jammerthal (em amarelo)
de começo MAPA 1960 DOIS IRMÃOS (Colocar ele meio grandinho, tipo uns 6x 8 se der)

NO PAPEL
Há muitos anos tenho “metido pilha” nos mais antigos daqui de Dois Irmãos e cercanias para escreverem seus livros. O motivo? Faço esta sugestão que as pessoas colocassem “no papel” suas histórias e histórias dos seus times de futebol festivo, das suas sociedades, bairros e cidades era para que a história fosse documentada, senão, vamos cair do cavalo e ver apagar nossa história aos poucos. Sobre isso, aliás, conto uma história do Juarez Stein e do casal Paulo e Arlene Schaumloeffel nas próximas Começos…
– Mudando de assunto, ótima “segunda-feira” com a mensagem positiva do dia, de Hermes Trimegistro, de 2.500 anos A.C.: “A história é absolutamente fundamental para um povo. Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai”, do advogado descendente da família imperial, Bertrand de Orleans e Bragança.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.