Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 23/05/2024

23/05/2024 - 06h00min

Mauri Marcelo Toni Dandel

PIRES NA MÃO

O Rio Grande está de pires não mão, aceitando ajuda de todos. Agora precisamos água e comida e agasalhos. Mas ali na frente (ou agora) precisamos de apoio ao comércio local (aos que sobraram e vão reabrir ou que estão abertos e não estão vendendo). Então, óbvio, vamos aceitar a ajuda de todos, embora alguns “seres” parecem que tem ego ou orgulho e estão recusando ajuda, acredita! Mas sobre isso, falaremos amanhã!

COLUNA DO OBRIGADO

Reitero: obrigado a todos que estão nos ajudando, da minha parte sou muito grato a todos, tanto que depois de 5 anos de sucesso da Coluna do Parabéns (que nasceu como protesto – “ou homenagem” – ao mimimi de muitos que só reclamavam quando a coluna botava lenha na fogueira), hoje vamos criar a Coluna do Obrigado.

INFLUENCER

É para externar nossa gratidão, inclusive estou anotando tudo, empresas de longe, influencers, artistas, globais, times e todos que estão ajudando (ou não!). E também vamos reabrir um novo espaço aqui – que a gente já tinha na pandemia – para divulgar o comércio local, pois todos precisam se ajudar!

PIMENTAS E LEITES

Mas, reitero e repito que agradecemos a toda ajuda, inclusive, não faço coro aos que reclamam que colocaram ‘um pimenta’ de Brasília aqui para dizer o que os gaúchos precisam. Mesmo que o ‘nosso leite’ seja questionado, mas conhece a realidade há muitos anos. Não parece que teremos uma eminência parda? Mas, vamos lá, não vamos reclamar da ajuda, jamais, se for para ajudar, óbvio. Obrigado!

PIRES

Mas tem uma coisa: o Rio Grande manda pra Brasília quatro ou cinco vezes mais grana do que recebe de volta. Não seria justo, em uma medida emergencial, isentar o Rio Grande de enviar seus impostos a Brasília por um ou dois anos e usar o próprio dinheiro daqui para injetar na economia e reconstruir o Estado? Assim, a ajuda “externa” não seria tão grande e a “dependência” seria menor!

COLUNA DO OBRIGADO

– Nosso reconhecimento a todos que estão ajudando nos abrigos de humanos e também nos abrigos que recolheram animais da enchente. E quem não pode ajudar com serviço, ajude de outra forma. Tem muita gente precisando e o pior ainda está por vir.
– Parabéns ao Grupo Herval, Malhas Daiane, GG-10, Wirth e outras tantas empresas que a gente sabe que estão fazendo muito e em grande escala. Desculpem-me por citá-las, sei que muitas não querem divulgar, mas, é importante porque isso pode servir de estímulo, pois muitas pessoas vão precisar de ajuda não só hoje, mas “ali na frente também”.
– A mensagem positiva do dia: “A medicina tem progredido muito, mas ainda não descobriu nenhum remédio ou vacina para nos liberar de nossos próprios temores ou conflitos emotivos. Uma compreensão melhor de nosso íntimo e o desenvolvimento da fé em nosso espírito parece formar a combinação perfeita para um auxílio divino e permanente a qualquer um de nós”. Abençoada quinta!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.