Coluna Lindolfo Collor
Cândido Nascimento – 10/08/2022
INAUGURAÇÕES E PRESENÇAS
As quatro inaugurações realizadas pela Prefeitura no sábado contaram a presença de quatro prefeitos da região, e Maria de Lourdes Bauermann, ex-prefeita de Ivoti. Estiveram presentes Martin Kalkmann, de Ivoti, Jerri Meneghetti, de Dois Irmãos, Gilmar Führ, de Presidente Lucena, e ainda Ester Koch, de Hortêncio. O prefeito Gaspar Behne e o vice, Gilnei Prass (Ninho) fizeram a entrega à comunidade das obras concluídas recentemente pela Prefeitura, todas realizadas no bairro Boa Vista. Parabéns pelo belo trabalho realizado nesse bairro, que está se tornando o cartão-postal do município.
NOME DO PAI
O maior destaque foi a inauguração da Praça Eugen Behne, que leva o nome do pai do prefeito Gaspar, e grande batalhador pela emancipação política e administrativa de Lindolfo Collor. As obras da praça foram feitas com recursos próprios do município, e as do Pavilhão do Agricultor, com valores originários de emenda parlamentar do ex-deputado federal Renato Molling.
PAVILHÃO
Além do Pavilhão do Produtor Rural ser inaugurado o Letreiro Turístico teve seu destaque. E também as melhorias nos passeios públicos e os devidos recuos na Avenida Capivara, no bairro Boa Vista, proporcionando maior segurança para os pedestres e tranquilidade para os motoristas que passam pelo bairro ou mesmo estacionam para fazer compras ou ir nos demais estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
IMIGRAÇÃO
O evento integrou as comemorações do mês de Aniversário da Imigração Alemã e contou com da participação da Herta Klein, que foi a locutora, e também com a Banda Típica do Balcão e contou ainda com uma belíssima apresentação da Companhia Municipal de Dança Corpus.
AGOSTO LILÁS
Neste mês o Cras está realizando a Campanha do Agosto Lilás, para orientar sobre a violência contras as mulheres. O lema é que quem ama não machuca. As violências são físicas, moral, psicológica, sexual e patrimonial. As orientações estão nos folders divulgados pelo Cras nas redes sociais.
AUTOESTIMA
As atitudes dehumilhar, xingar e diminuir a autoestima das mulheres são consideradas agressões. Tentar tirar a liberdade de crença da companheira também é considerada uma forma de agredir psicologicamente aquela que seria a outra metade. E ainda tentar afirmar que ela está ficando “louca” representa um abuso mental e psicológico. O comportamento obsessivo de controle, não deixando a mulher sair e isolá-la da família e amigos é outro ato perigoso e violento contra a liberdade de ir e vir da mulher. A sugestão é denunciar os crimes de abusos sexuais pelo número 180.