Colunistas
Panela de Pressão – 07/10/24
Raul Petry
MEDIDA CERTA
O povo de Ivoti acabou de eleger o novo prefeito que assume no dia 1º de janeiro de 2025. Valdir Ludwig tem o perfil de que chegou para ficar. A gente notava que ele tinha os traços do candidato perfeito para esta eleição. Ainda jovem para um cargo desses, com aspirações altas, agora que está eleito, vamos ver o que vai acontecer capitaneando o município. É bem verdade que ele terá o caminho facilitado, assim como todos os prefeitos que se elegeram no entorno de Ivoti e no país inteiro. As Prefeituras estão com os cofres abarrotados de dinheiro, como nunca se viu. Em 8 anos a receita cresceu de 44 para 155 milhões. Ela se multiplicou por 3. Com este dinheiro, a julgar pelas ideias de Valdir, a sua gestão poderá ser de luxo. Sei de muitos, como eu, que queremos um prefeito desenvolvimentista. Para tanto, precisa ter o tino para isso. Não basta querer, tem que saber fazer. Acredito que Valdir é o prefeito perfeito para Ivoti dar um salto como nunca. Ele é gerente da Caixa, a mesma que tinha em suas contas mais depósitos de FGTS aqui em Ivoti do que em Dois Irmãos na década de 90. O que aconteceu de lá para cá foi declínio nosso e crescimento deles.
MISSÃO
Espero sinceramente que Valdir tenha a visão que sempre pareceu ter. Não só botar as coisas no papel e prometer. Tenho certeza de que ele vai fazer. Ele me parece ter o espírito de empresário, aquela pessoa que pensa no progresso, em fazer crescer tudo que está a sua volta. Nunca tivemos um prefeito assim, com esta visão de fato e de direito. Nossos prefeitos, salvo raríssimas exceções, foram pessoas sérias e trabalhadoras. Eles todos tiveram um defeito. Foi a falta de olhar para o desenvolvimento do município. Esta visão de futuro, de desenvolvimento, apareceu só agora, mais para o fim do mandato de Martin, quando de fato se viu aquele arroubo de fazer acontecer. Mas não pode acontecer de um empresário daqui da cidade jurar que aqui não vai investir um centavo.
AMARRAS
Ele precisa livrar em primeiro lugar a própria Prefeitura das amarras da burocracia. Facilitar a vida das pessoas e das empresas. A Prefeitura não pode ser empecilho para empreendedores. Quem está lá dentro muitas vezes não enxerga o quão pesada é a máquina. Valdir está se elegendo pelo visto sem dever favores a ninguém. Mas não pode se esquecer jamais que aconteceu principalmente no primeiro mandato de Martin. Naquele tempo, empresários muitas vezes eram perseguidos como se fossem inimigos. A culpa era do promotor da época, o que em parte é verdade, mas só em parte. Este pulso de ser ele o prefeito e mais ninguém Valdir precisa ter e acredito nele. Caso contrário o mandato estará comprometido. Não é fácil administrar um município pequeno. O sucesso de Valdir vai depender só dele a partir de agora. Boa sorte!