Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 09/08/24

09/08/2024 - 05h00min

Atualizada em 09/08/2024 - 09h14min

Raul Petry

DIFERENÇA

Em Ivoti há uma discrepância entre o salário do prefeito e dos vereadores. Enquanto o prefeito ganha cerca de 20 mil por mês, os vereadores mal chegam a R$ 2.500,00. Quem olha de longe tem a impressão de que o salário do prefeito é muito alto, e é. No entanto, temos que levar em consideração que o salário do vereador é para trabalhar duas horas por semana, enquanto o prefeito trabalha cerca de 9 horas por dia. Tem também muito a ver com a responsabilidade de um e de outro. A responsabilidade do prefeito é muito maior do que a de um vereador. Para ser vereador o sujeito pode até ser semi-analfabeto. Quando é analfabeto faz um teste e geralmente passam. Portanto, é uma função legislativa, na qual não tem responsabilidade alguma. Um vereador pode entrar em sessão e sair dela sem falar uma única palavra. Isto eu já comprovei num município vizinho. O cara entrava e saía sem abrir a boca. Para votar não precisam dizer sim ou não. Ultimamente inventaram o senta e levanta. Quem vota a favor fique sentado e quem for contrário se levanta. Ou seja, um vereador pode passar o mandato sentando e levantando de sua cadeira no máximo.

MAIS EMBAIXO

Para ser prefeito o furo é mais embaixo. Já convivi com prefeitos inteligentes e cultos. Mas também me vi as voltas com prefeitos cujo nível geral de cultura beirava o zero. O que importa é o que os eleitores pensam dele. Se conseguiu convencer o povo a votar nele é porque tem virtudes. Talvez virtudes que tem valor para o povo comum e não para os imbecis que se acham a última bolacha do pacote só porque se vestem bem e falam duas palavras em inglês.

PREÇO

Poucos ainda almejam ser prefeito nestes anos em que não se pode fazer quase nada, mesmo tendo a caneta na mão. Até a década de 90 ser prefeito era a aspiração de muito mais gente que hoje. Tem que ter muita vontade para aturar as pessoas que acham que o prefeito pode tudo. A incomodação é grande, o prefeito não tem hora, os compromissos são nos sete dias da semana, ou seja, o sujeito tem que ter muita vontade para encarar o desafio. É claro que o salário é bom e tem lá suas compensações. Se não tivesse muitos não iam querer disputar uma eleição para prefeito. Tem gente que nasce com o desejo de ocupar cargo público, nem que seja para roubar. Graças a Deus este problema não temos na nossa região. Dificilmente um prefeito se digna a desviar um centavo dos cofres da Prefeitura. No entanto, sempre tem as exceções e já tivemos casos de desvios comprovados. Mas é raro, não se compara com outras regiões do Brasil onde ficam na política só para encher os bolsos. Desse mal estamos livres.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.