Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de pressão – 09/10/24

09/10/2024 - 05h00min

Atualizada em 09/10/2024 - 09h50min

Raul Petry

EXPECTATIVA

Há quem esteja empolgado com a eleição de Valdir Ludwig, principalmente os empresários que precisam que o município cresça a fi m de que aumente o mercado consumidor. De uns 4 anos para cá aconteceu uma explosão imobiliária na cidade, que levou a construção de inúmeros prédios. O ritmo refreou um pouco, mas as construções continuam. Isto é sinal de que o público continua procurando por moradias na cidade, senão, nem os que tem projetos de construção não continuariam a obra se o mercado estivesse retraído. Portanto, não estamos ruim. O país continua crescendo e em Ivoti não é diferente. Até porque continua faltando mão de obra. Precisamos atrair mais gente para morar em Ivoti e atender a demanda por mão de obra. Acho que o novo prefeito tem uma nova visão sobre o que é ter um projeto de desenvolvimento para o município.

REFORÇOS

Como é normal em qualquer troca, a troca de prefeito vai ensejar também a troca de material humano. Comenta-se que a maioria fi carão nos seus postos e nem seria crível trocá-los. Tem gente boa ali e que merece continuar. O que provavelmente Valdir vai fazer é reforçar o time com gente mais qualificada ainda em área específica. Não sei o que ele vai fazer na área do desenvolvimento. Temos a Secretaria do Desenvolvimento e talvez a sua exigência nesta área será maior do que até então. Nesta área tem que botar para quebrar, atrair empresas, parar de pensar pequeno. O mundo inteiro quer crescer, a China em 30 anos se transformou numa potência através do desenvolvimento do país. De um país agrário se transformou num país altamente tecnológico. E o povo vai reclamar de que?

BUROCRACIA

O novo prefeito ouviu muitos empresários para saber deles o que pensam da cidade. Ele tem embasamento para fazer uma boa gestão. Poucas vezes tivemos alguém tão bem preparado para abraçar um mandato com os olhos voltados para a frente. O que ele vai fazer, também, é mexer na burocracia. A Prefeitura de Ivoti é muito burocrática, leva 10 dias para liberar uma compra e venda de imóvel. Para tanto o imóvel precisa da avaliação do município, que cobra 2% sobre o valor atribuído ao imóvel. Outros municípios fazem isso em 2 dias, até em um dia, como no caso de uma praia do litoral. Outras queixas existem quanto a burocracia, embora a coisa tenha melhorado nos últimos anos. Um corretor, que trabalha como autônomo e mora em Ivoti, foi visitado outro dia por um fiscal da Prefeitura, que queria cobrar alvará de licença. Acontece que o corretor não tem o seu negócio em Ivoti. Ele trabalha para uma imobiliária de Novo Hamburgo. E o prazo de 14 dias para confeccionar a carteirinha do SUS?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.