Colunistas
Panela de Pressão – 13/03/24
PRESSÃO
Os prefeitos da serra se uniram para reivindicar melhorias na BR-116, que dá acesso a região metropolitana. Todos eles juntos posaram para uma foto junto com deputados da região para pressionar o governo e pedir a duplicação da BR-116. Quem desce de Caxias para a região metropolitana pela BR-116 sofre com os engarrafamentos principalmente de Ivoti em diante. Eles querem melhorias, para diminuir inclusive os deslizamentos principalmente na região de Nova Petrópolis. Eles fazem o que os nossos não são capazes de fazer. Outro dia, um prefeito da serra me contou que os nossos prefeitos até participaram de um encontro com o Dnit. Entretanto, a prefeita de Novo Hamburgo não se deixou demover. Fátima não participou do encontro não se sabe porquê. Talvez porque Novo Hamburgo está satisfeita com a BR-116, ou não dá a mínima para o conhecido Trecho da Morte, que fica inclusive no seu território. Pelo visto, não dá a mínima mesmo.
DOIS CAMINHOS
Toda a ligação da serra com a região metropolitana, excetuando Canela e Gramado, não tem outro caminho a não ser via Scharlau ou pela BR-116. Muitos que vão a Canela e Gramado, usam a BR-116. E por isto que os prefeitos de toda a região da uva e do vinho estão querendo melhorias para chegar a região metropolitana. Hoje o tráfego entre Nova Petrópolis e Caxias está fechado para caminhões. E para carros tem uma sinaleira que abre de meia em meia hora. O problema é sério e previsa ser tratado como tal. E só a união faz a força. Os nossos prefeitos precisam se unir para duplicar logo de Estância até Dois Irmãos. Não adianta fazer até a entrada de Ivoti, faz logo até Dois Irmãos.
CHUVINHA
Vejam só, passamos o ano passado pedindo para parar der chover a partir de junho. E a sina continuou até o final do ano. Em dezembro ainda tivemos enxurradas que inundaram as ruas das cidades. Tivemos as duas maiores enchentes da história, todas as duas no ano de 2023. Agora a situação se inverte, pois não chove mais ou chove pouco, quase nada. Nesta semana tivemos uma chuvinha que nem quebrou o galho. Os rios continuam muito baixos. E para esta semana não temos nenhuma perspectiva de chover. Muito pelo contrário, a expectativa é de muito calor. Quinta-feira é para fazer 36 graus. Deve ser a despedida do calor, que não vai deixar saudades. Este verão foi realmente danado. Só gostaram dele os vendedores de ar condicionado e ventiladores.
VOANDO
O tempo realmente voa. Ainda há poucas semanas atrás tudo girava em torno do Natal e do ano novo. Pois bem, parece que foi ontem. No entanto, já estamos a duas semanas da páscoa. Metade de março já foi. Como quase todos passam metade do tempo no celular, não se vê mais o tempo passar.