Colunistas
Panela de Pressão – 29/10/24
Raul Petry
PACÍFICOS
Estou chegando a conclusão de que a população de Ivoti é mais pacífica que outras cidades da redondeza. Ao menos na política, onde as coisas andam sempre muito devagar. Tirando fora o episódio da cassação de Maria, que foi uma coisa de outro mundo, aqui as coisas são calmas, digamos assim quase parando. Encrencas política quase não existem. Quando em Dois Irmãos tivemos 3 candidatos a prefeito, em Nova Petrópolis, 4 e, em Estância Velha, 5, aqui em Ivoti só dois. O número de vereadores também foi maior nos municípios vizinhos. Acho que até em Lindolfo Collor tivemos mais candidatos a vereador do que em Ivoti. Até mesmo quando Ivoti se emancipou a divisão do território foi um tanto prejudicial aos nossos interesses. A divisa com Lindolfo Collor quase dividiu a Morada do Sul ao meio. A divisa com Estância Velha vem aqui em cima, bem perto do Bar do Gordo. A divisa com Dois Irmãos dividiu a Colônia Japonesa ao meio. E, por fim, a divisa com Presidente Lucena literalmente dividiu a Nova Vila ao meio. Porque tanta leniência com todos os municípios vizinhos. A própria emancipação aconteceu só em 1964. Estância Velha, Dois Irmãos e Nova Petrópolis se emanciparam em 1959.
VANTAGENS
Uma das vantagens que temos é que Ivoti é o primeiro município na subida da serra. Ele fica ao pé da serra, entre a região metropolitana e a serra, próximo de tudo. Este aspecto favorece o nosso desenvolvimento e o crescimento da cidade. Perdemos um pouco dessa vantagem competitiva por termos sido governador por 24 anos por apenas dois prefeitos, cada qual com seus defeitos e suas virtudes. A alternância no poder é sempre salutar, ainda mais quando os responsáveis não olham muito para o bem maior da comunidade, e sim, se preocupam mais com aspectos pessoais. Esta saga deletéria foi deixada para trás. Agora temos que pensar só no desenvolvimento. Não só manter o que está aí, mas aprimorar e melhorar. Tem muito para ser feito. Se quisermos mesmo desenvolver Ivoti, temos que lançar mãos a obra, porque muito está por ser feito. Em primeiro lugar, colocar as pessoas certas no cargo certo.
PROMESSAS
Na campanha eleitoral promessas foram feitas. Se forem cumpridas podemos ficar tranquilos. Estamos todos céticos. Poucas vezes alguém prometeu e cumpriu ao pé da letra. Não é prometendo uma saúde melhor. Estou falando de crescimento econômico que tenha o poder público na vanguarda em vez de atrapalhar. Tivemos mandatos em que se atrapalhou mais do que ajudou a desenvolver o município. Esta sina tem que acabar. Sempre vai ter aquele contrário, que acha que Ivoti tem que ficar sendo uma cidade pequena e tranquila, para os aposentados desfrutar. Não, não é isso que quero. Quero uma cidade vibrante, que cresça mais do que as outras. Que fiquemos só na restrição de nossas fronteiras.