Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Mães vão pra noitada e “esquecem” dos filhos, reconhecimento a empresas e as taxas do Detran

27/01/2020 - 11h00min

Se você achou o cúmulo a mãe que abandonou dois filhos de 2 e 5 anos para ir a um bailão (comentário de sexta-feira aqui), então, veja este comentário de um leitor no Facebook: “Quando eu era segurança no (bar famoso na RS-239) tinha uma mãe que não deixava em casa, mas deixava a filha de uns quatro ou cinco anos dormindo dentro do carro. Quando notamos, acionamos o conselho tutelar”. Não é de perder “os butiá do bolso” mesmo!?

EMPRESAS

Estamos aproveitando pequenos espaços nas páginas do Diário para escrever quatro ou cinco linhas sobre empresas que são parceiras. É uma forma de retribuirmos e lembrarmos sempre que Dois Irmãos precisa de pessoas que acreditem em seu potencial, afinal, é assim que uma cidade cresce! De uma vez por todas, temos que dar nosso reconhecimento a todos que empreendem!

TAXINHA PARA O GOVERNO

Por falar em empresas, recebemos um e-mail de um leitor, empresário antigo da nossa cidade sobre um assunto bem pertinente: “… lendo sua coluna, percebo tua indignação em relação a vários assuntos relativos ao nosso cotidiano. Também fico indignado com muitas decisões do governo e uma delas gostaria de levar ao teu conhecimento para termos algum resultado, tem que ter a interferência de alguém da imprensa para verificar se é possível”. A situação é: todo ano quando pagamos o IPVA, junto vem o DPVAT e uma taxa do Detran de R$ 84,17 que seria pela emissão do CRLV. Com a disponibilização de um aplicativo do Detran, onde pode-se ‘baixar’ a carteira de motorista e o CRLV do veículo (…)”.
Pergunta que não quer calar: Se assim for, todos podendo baixar via celular, para que pagar a tal “taxa do Correio” de R$ 84,17?

BANDEIRA

– Como podem ver, este conteúdo é uma preciosidade. Pena que este e-mail é do fim do ano passado e não conseguimos dar andamento, pois dependemos de respostas do Detran e quase todo mundo já pagou.
– Apesar disso, o assunto não está com prazo de validade vencido, afinal, como disse Castro Alves, “bendito é aquele que semeia livros (ideias) e faz o povo pensar”.
– Fica aqui o desafio para nossa reflexão e compromisso, principalmente aos políticos leitores, para 2021. Quem sabe, ao longo deste ano, esta possa ser uma bandeira para que não se precise pagar a tal taxa? E bem que poderíamos ir mais longe: porque o RS cobra 3% de IPVA e SC cobra só 2%?
– Para o político que vier com a desculpa de que é muito complicado, será que vale a resposta de que os bancos, ao se lançarem no mundo digital, também perderam aquelas taxas que cobravam por extrato, saldo, saques extras e tal. Lembra? Hoje, se faz pelo celular e quase nada é cobrado neste quesito. Será que vale o mesmo exemplo?
– Amanhã falaremos mais, principalmente sobre a palhaçada do DPVAT e do STF.
– Por hoje, finalizamos com a mensagem positiva do dia, de Santo Antonio de Pádua: “Quem não pode fazer grande coisa, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”. Reflita, por favor, meu amigo(a), a respeito desta frase.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.