Colunistas
“Maus tratos”
Gente, tramita na Câmara de Vereadores projeto de dois vereadores que querem introduzir em Ivoti uma lei que não sei donde copiaram, porque não saiu da cabeça deles, que dá conta de como devem os donos de animais de estimação se comportar. O projeto, se aprovado, vai criar mais uma dor de cabeça para 99% dos donos de animais que são de boa índole e tem os cães e gatos porque gostam de animais de estimação. Querem criar uma camisa de força para todo mundo, partindo do pressuposto de que todos tratam mal os animais. É sempre aquela mesma história, os bons pagam pelos maus. Está errado o que se fez no Brasil no passado, porque parte-se do pressuposto de que todo mundo é desonesto e a pessoa tem que provar que é honesta. O novo Brasil que se está construindo tem que mudar isso e punir apenas aqueles que são desonestos, punir apenas aqueles que tratam mal os animais. E para isto já tem lei que enquadra as pessoas que infringem maus tratos aos animais. E deixar as pessoas que adoram seus animais em paz.
ELEITOREIRA
O projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores de autoria de dois deles é eleitoreiro. Querem conquistar votos defendendo a causa dos animais, que aparentemente é simpática a todo mundo. Inclusive a mim, que tenho 10 animais de estimação, 9 deles são gatos. E a lei não fala em cães e gatos, apenas em animais. O projeto é inexequível, um monstrengo, que não resolve o verdadeiro problema, porque 1% da população que abandona animais na rua vai continuar fazendo isso. Mas pelo projeto todos tem que registrar o animal levando-o na Secretaria do Meio Ambiente para o registro. Quem não fizer será notificado e, em seguida, multado em R$ 972,00 por animal. Se a família tiver 10 gatos serão 10 mil reais de multa. Será a festa da burocracia, logo a Secretaria do Meio Ambiente que transformou Ivoti no reino da aplicação de multas.
BASTA
As pessoas já não aguentam mais de tanto pagar impostos (mais de 60 impostos diferentes). Por enquanto não pagamos para respirar, mas não vai demorar muito e inventarão uma multa pelo direito de respirar oxigênio. Aí inventam mais um contratempo para todo mundo fazendo a felicidade da burocracia. Esta obrigatoriedade de registrar os animais é coisa de pessoas inconsequentes, que não pensam antes de fazer as coisas. Tem tantas coisas mais importantes para se preocupar e vem com um negócio desses. Trata-se de uma redundância, porque o objetivo é proteger os animais. Como já frisei, para isto já tem lei. O camarada que fizer isto hoje vai parar na delegacia. Porque, então, este monstrengo que obriga todo mundo a registrar os animais. Os legisladores têm que ter a responsabilidade de não fazer leis sem pensar bem antes. Podia citar inúmeras situações que podem surgir na prática e que os legisladores de hoje nem imaginam que possam vir a acontecer. E a lei estipula que o animal tem que estar registrado. Deixem as pessoas de bem em paz e tratem de punir somente os faltosos. Uma lei como esta é só para dar dor de cabeça desnecessária e dar munição para os burocratas da Prefeitura estufar o peito e dar carteiraço por aí. Assim como já fazem ou faziam no meio ambiente. Vão botar um chip nos animais? Se o animal morrer tem que fazer certidão de óbito no meio ambiente ou como vai funcionar. Criam-se dificuldades para conquistar facilidades. O pessoal da área da veterinária devem adorar este tipo de óbice. Desse jeito ninguém mais vai adotar animais e o tiro vai sair pela culatra. Fico só imaginando como será na prática o sujeito indo na Prefeitura para registrar o nascimento de uma ninhada de gatos. Tá louco!