Não falta sinalização na rotatória do bairro Pousada da Neve

Do ponto de vista popular, a nova rotatória do bairro Pousada da Neve foi “inaugurada” na noite de terça-feira, 12. O primeiro acidente de trânsito no lugar aconteceu pouco mais de uma semana após a liberação total do trânsito (nos dois sentidos). É evidente que só um perito poderia afirmar definitivamente as causas e as circunstâncias do acidente. E eu não sou perito. Mas as pessoas que estão usando as redes sociais para dar a culpa para a falta de sinalização tampouco têm essa qualificação. As informações disponíveis dão conta de que um veículo que andava pela rodovia no sentido capital/interior entrou na rótula pela contramão, batendo de frente com o outro, que estava na via certa. Tudo indica que o primeiro se confundiu por causa do desvio que existia até 10 dias atrás, quando o lado capital/interior ainda estava fechado para as obras. Aí vale uma observação: antes, quando tinha o desvio, a sinalização era bem deficiente e é espantoso que muitos acidentes não tenham ocorrido nesse período. Agora a situação é outra. Parece que ainda faltam algumas placas, mas a sinalização do solo é muito boa. Certamente uma ou outra falha ainda poderão ser constatadas e, tomara, corrigidas. Por isso é difícil de acreditar que o acidente da noite de terça-feira aconteceu por falta de sinalização.

AGRONOPE: 10 ANOS

Neste domingo, dia 17, a partir das 10h acontece na Rua Coberta a comemoração pelos 10 anos da Agronope (Associação Agroecológica Nova Petrópolis). Haverá feira e exposição de produtos agroecológicos, troca-troca de sementes, quatro oficinas, coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha usado e apresentação musical com Marcos Gottinari (voz e violão).

BAILÃO DO ANO

No feriado do dia 15 acontece aquele que promete ser um dos maiores bailes do ano. É o 46o aniversário da Sociedade Canto Amizade, em Vila Olinda. No palco, Os Atuais e Banda Balance. E as atrações não param por aí: haverá sorteio de cinco prêmio, incluindo uma moto zero quilômetro.

AEROPORTO

Muito se fala que o Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, já é um projeto confirmado e que até já tem orçamento confirmado. Mas nesta semana o Jornal Integração, de Gramado e Canela, trouxe a notícia de que o Aeroporto das Hortênsias é o que de fato tem condições de ser executado. De acordo com o jornal, há investidores interessados em bancar o empreendimento na cidade de Canela. Ao poder público restariam poucos custos (menos do que se gastaria pavimentando e melhorando o trecho das duas cidades até Vila Oliva). Esse acesso, que passa pela modesta ponte do Raposo, sempre é mencionado porque a viabilidade do aeroporto em Caxias só confirma com o fluxo turístico de Gramado e Canela. E, independente de onde for construído, o aeroporto envolverá interesses turísticos de Nova Petrópolis, ao que cabe muita atenção de nossas autoridades.

DNIT ANUNCIA AÇÕES

Segunda-feira, dia 11, comentei aqui sobre a situação de abandono na BR-116. No mesmo dia o Dnit anunciou uma frente de trabalho emergencial para fechar buracos e limpar e desobstruir dispositivos de drenagem (valetas) no trecho entre Nova Petrópolis e Porto Alegre. Está valendo… Mas vamos ver se o serviço realmente aconteceu e se teve alguma qualidade. E cabem duas observações: 1) o problema da água na pista é muito mais grave no trecho entre Nova Petrópolis e Caxias; 2) resta o problema do capim crescendo no lado da pista, pauta sempre abraçada com empenho pela direção da Rota Romântica.