Conecte-se conosco

Colunistas

O Estado existe para isto

02/12/2019 - 11h24min

Uma boa pergunta seria para esclarecer os motivos da existência do Estado aqui compreendido como aquele ente criado para que administre a convivência entre as pessoas. O Estado existe para isto. Algumas pessoas acham que podíamos viver numa completa anarquia, sem a existência do Estado. Isto não é possível. Mas daí existir o Estado para infernizar a vida das pessoas também não é possível. Aqui no Brasil o Estado passou a existir de 30 anos para cá justamente para isso, infernizar a vida das pessoas. Primeiro porque cobra um preço muito alto para fazer o seu papel, que é o de organizar e regular a nossa convivência. Aqui no Brasil o Estado, além de fazer isso, também produz quando cria estatais. Além de caro, o Estado aqui no Brasil tem vida própria, como se fosse um país dentro do país chamado Brasil. Regula a vida das pessoas, interfere indevidamente, consome quase tudo que arrecada como se fosse um fim em si mesmo, enfim, não dá mais. Bolsonaro disse isto na campanha e por isso foi eleito. Ele deixou bem claro que tiraria o Estado do cangote das empresas. Até agora ainda não aconteceu. Aqui em Ivoti precisamos tirar a Prefeitura do cangote das empresas, o que também não aconteceu ainda.

LEGISLATIVO

Em Ivoti precisamos invocar a existência da Câmara de Vereadores, que tem que intervir nos últimos episódios que estão acontecendo na Prefeitura de Ivoti, principalmente no setor de fiscalização. Tal como foi quando das mudanças no Plano Diretor, onde o Executivo se omitiu a Câmara Municipal interveio e botou um ponto final naquela história – lembram-se da proibição de botar padaria em Ivoti. Na Prefeitura de Ivoti, o setor de fiscalização tem vida própria e não tem chefe. Criaram asinhas de tal sorte que se julgam no direito de requerer policiais para fazer uma simples diligência. É o fim da picada. Ninguém quer que o prefeito intervenha no trabalho da fiscalização. Mas ele tem o dever de deixar bem claro onde começa e onde termina o trabalho dos fiscais. E se eles tem poder demais, que se retire os excessos e não se deixe o barco andar para vergonha do município de Ivoti. Onde já se viu um simples funcionário público municipal requerer a força policial porque um dono de oficina mecânica não pagou uma taxa de R$ 1.000,00. Será que a nossa polícia não tem trabalho mais importante para fazer do que acompanhar uma fiscal do Meio Ambiente numa diligência a oficina mecânica quando nem necessidade de força policial há?

CÂMARA

Com esta política insana que se pratica na Prefeitura a Câmara Municipal tem que intervir e fazer alguma coisa. Eles foram eleitos para legislar. E se eles podem legislar para acabar com esta palhaçada, que o façam com urgência. Vereadores foram eleitos para legislar. E a primeira medida que podiam tomar é votar uma lei proibindo terminantemente o uso da força policial por uma fiscal do Meio Ambiente ou outra pasta qualquer sob pena de falta grave e exoneração imediata.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.